História da 3ª Companhia

                                                                       




                    História da 3ª Companhia
                                                 
 
O Batalhão de Caçadores nº 5010 tem como unidade mobilizadora o Batalhão de Caçadores nº 10. Ficou a ser constituído pela Companhia de Comando e Serviços, 1ª Companhia de Caçadores, 2ª Companhia de Caçadores e 3ª Companhia de Caçadores.

A concentração do pessoal do Batalhão iniciou-se no B.C. nº 10 (Chaves) em 28AGO72, por um período de 2 semanas.

Terminada a concentração no B.C. nº 10 o pessoal entrou de licença nos termos das NNCCMU, fazendo a sua apresentação no Batalhão de Caçadores nº 9 (Viana do Castelo) em 25SET72, iniciando a Instrução Operacional no dia imediato.

Terminada a 1ª parte da Instrução Operacional o Batalhão iniciou a 2ª parte da mesma instrução, que se prolongou até à véspera do embarque de cada uma das Sub-unidades para a R.M.A.

No dia 24NOV72 partem de Lisboa para Luanda, em avião dos T.A.M., o Comandante do Batalhão acompanhado do Oficial Adjunto. Chegados a Luanda e após vários contactos, seguem por via aérea para Silva Porto e por via rodoviária desta cidade para Chitembo, sede do Batalhão de Caçadores nº 3830, que irá ser rendido pelo Batalhão de Caçadores 5010.

Em 29NOV72 foi efectuada na parada do B.C. nº 9 (Forte de Santiago da Barra) a cerimónia da entrega dos Guiões da Unidade e das Sub-unidades perante a formatura geral do Batalhão. Presidiu a esta cerimónia, Sua Ex.ª o 2º Comandante da Região Militar do Porto, Brigadeiro Evangelista de Oliveira Barreto.

O Exmº. 2º Comandante do B.CAÇ. 5010, Major Blasco Gonçalves, proferiu uma alocução, finda a qual recebeu das mãos do Exmº 2º Comandante da R.M.P. o Guião do B.CAÇ. 5010, que entregou ao Comandante da Companhia de Comando e Serviços, que por sua vez o entregou ao Sargento mais antigo. Após esta cerimónia realizou-se o desfile em continência perante as entidades presentes.

Em 20DEZ72, a 3ª C.CAÇ. parte de Lisboa em avião dos TAM para Luanda, chegando no dia seguinte. Após desembarque, a Companhia desloca-se em viatura auto para o Campo Militar do Grafanil. A actividade no Campo Militar do Grafanil, reduziu-se à recepção de armamento e equipamento, efectuou tiro de instrução, vacinação contra a doença do sono e de vários contactos com Chefias Militares e Repartições.

Em 26DEZ72, a 3ª C.CAÇ. desloca-se em viatura auto para MUTUMBO, onde chega no dia 28DEZ72 rendendo a C.CAÇ. 3323/B.CAÇ. 3830.

ACTIVIDADE NA REGIÃO MILITAR DE ANGOLA

SITUAÇÃO GERAL

TERRENO

LOCALIZAÇÃO E LIMITES DO SUB-SECTOR

Situado no Sul do Distrito do BIÉ o Sub-Sector confina:

A Norte com área do mesmo Distrito, segundo a linha definida por confluência do R SONGO/R CUTATO dos CANGUELAS (1631.125430), confluência do R LOVULO/R CHISSOLONGA confluência do R CUANZA/R CUIME, Nascente do R CUIME no limite do Distrito do MOXICO.

A SUL com o Distrito do CUANDO/CUBANGO.

A Leste com o Distrito do CUANDO/CUBANGO até à Nascente do R CUVELAI e com o Distrito do MOXICO, desde a Nascente do R CUVELAI até à NASCENTE do R CUIME.

A Oeste com o Distrito do CUANDO/CUBANGO e com o Distrito da HUILA segundo a linha definida pelo R CUTATO dos GANGUELAS. A título provisório foi atribuído ao Sub-sector toda a área compreendida entre R CUITO e o limite Leste atrás referido.

SUPERFÍCIE

Tem uma área aproximada de 28.000 Km2

RELEVO

A área do Sub-Sector está inserida numa vasta zona planáltica cujas altitudes se situam entre 1274 e 1811 metros. De um modo geral o terreno é ondulado, apresentando declives pouco acentuados. As linhas de água são acompanhadas no seu trajecto por "anharas" que atingem por vezes extensões consideráveis.

HIDROGRAFIA

Há a considerar as bacias hidrográficas dos rios:

CUANZA
CUCHI
CUELEI

Pela sua extensão e volume de água, a primeira é sem dúvida a mais importante, ocupando a região central do Sub-Sector e a ela pertencem os seguintes rios:

Afluentes da margem direita
LUACHISSE
CHUCUAVAL
LUÂMBUA
CHIMBANDIANGA/LUELO
CUIME/ONDA/VÁLIA

Afluentes da margem esquerda
CUTUPO
CATAPUTUTO
CUQUEMA/CHISSOLONGA

À bacia do R CUCHI pertence o R CACUCHI e à do R CUELEI, os RR CUCEQUE, GULUVAVA, MUSSIMOGE
Com excepção do R CUANZA, os cursos de água do Sub-Sector só em pequenos troços permitem a navegação fluvial, embora alguns deles apresentem um caudal volumoso na época das chuvas.

NATUREZA DO SOLO

O solo é de uma modo geral, arenoso, mas por vezes argiloso. A natureza argilosa dos solos origina na época das chuvas extensos lamaçais, tornando muito difícil e por vezes impossível o trânsito nas picadas.

VEGETAÇÃO

De uma maneira geral a cobertura vegetal da zona é constituída por árvores de pequeno porte e grande parte do Sub-sector é ocupado por savanas de tipos diversos.

No entanto, as zonas mais elevadas são em geral cobertas por matas densas, encontrando-se também árvores de maior porte e densidade na região Leste e Nascente do R CUANZA.

Nas zonas baixas dos rios e das anharas predomina a vegetação herbária, normalmente o capim.
CLIMA

É o clima predominante de altitude, considerado cómodo e fresco, com o raro privilégio no Estado de Angola de se encontrar atingido pelas isotérmicas médias anuais entre 190 e 210, havendo no entanto que registar as amplitudes térmicas, entre as elevadas temperaturas de dia e o frio da noite.

O ano divide-se em duas épocas distintas:

A das CHUVAS - nos meses de Novembro a Abril
A do CACIMBO - nos meses de Maio a Outubro

COMUNICAÇÕES

Estrada - SILVA PORTO - MUTUMBO numa extensão de 50Km
Estrada - CACHINGUES - MUTUMBO numa extensão de 75 Km
Picada - UMPULO - MUTUMBO - MUMBUÉ numa extensão de 170Km
Picada Táctica - MUTUMBO - Nascente do R CUVELAI numa extensão de 106Km
Pista para aterragem de aviões

POVOAÇÕES

Área do posto administrativo do MUTUMBO

Existe um total de 4.988 habitantes distribuídos pelas seguintes povoações:

MUTUMBO
CATRAIO
MUCUNHA
CAMUANHA
CHINGUNGO
MUTEMBO
CATIVA
COLONGO

POPULAÇÃO

ETNIAS

Toda a população africana do Sub-Sector pertence aos povos BANTOS.

DIALECTOS

São fundamentalmente usados os dialectos africanos "CANGUELA" e "QUIOCO", sendo no entanto de considerar as diferenças de linguagem existente entre os diversos sub-grupos do mesmo grupo.

A língua Portuguesa é falada sobretudo pelas populações europeias e euro-africanas e ainda pelas populações africanas que mais contactam com as primeiras.

RELIGIÃO

Além da religião católica e protestante, existem as diversas crenças correspondentes aos diferentes grupos étnicos, podendo dizer-se que a maioria da população está sob essas crenças.

RECURSOS NATURAIS

A economia baseia-se numa agricultura primitiva, numa pecuária em vias de desenvolvimento, num comércio de retalho e na exploração de madeira.
Está referenciado a existência de diamantes na bacia do R CUANZA.

IN

UNITA

Este movimento manteve-se no Sub-Sector em período de expansão até 1970, ano que sob pressão do MPLA começou a recuar de Sul para Norte, perdendo redutos em favor do MPLA até se fixar no Nordeste do Sub-Sector.

Presentemente mantém diversos acampamentos a Leste do R ONDA, com um posto de Comando na zona do CUIME. Fora do Sub-Sector têm sido referenciados recontros UNITA/FNLA e UNITA/MPLA.

A sua actividade no Sub-Sector fora da zona de fixação, tem assumido dois aspectos:

Nas imediações daquela zona estabelece contactos com as populações, visando principalmente a satisfação de algumas necessidades de reabastecimento.

Para Oeste do R CUANZA a sua actuação tem em vista o reconhecimento das várias regiões e o aliciamento das suas populações.
MPLA

Até 1970, teria conhecido um período de expansão, atingindo o limite Oeste do Distrito do MOXICO e continuando depois o seu avanço pelo BIÉ, progredindo depois pelos RR CHIPEIO, CHIMBANDIANGA, instalando-se em SANGARAPA.

Materializou no BIÉ os Sectores 1 e 2 da VRM, com apoio na ZnC/IIIRM.

Porém devido à actividade das NF e por não terem encontrado nas populações o apoio desejado começou a recuar até se refugiar a Leste das Nascentes dos RR CHIMBANDIANGA, SANGA, LUELO e VÁLIA.

À data em que o Batalhão assumiu a responsabilidade de missão, os efectivos da VR PP estimados em cerca de 50 combatentes, com os Sectores 1 e 2 juntos ou separados, eram referenciados em locais de refúgio localizados entre os R BALA e R LUNGA região do R SANJAMBA e R CAIABA.

Os efectivos do Sector 6 estimados em cerca de 40 combatentes e cuja área se estendia a Norte do R CUVELAI até ao limite Leste do Distrito do BIÉ, eram referenciados igualmente em locais de refúgio na região entre o R LUNGA e R CUITO.

NOSSAS TROPAS - DISPOSITIVO

Comando e CCS/B.CAÇ. 5010/72 apresentou-se em 08DEZ72 em CHITEMBO para render o Comando e CCS/B.CAÇ. 3830. Assumiu a responsabilidade da Missão 16DEZ72 com o seguinte dispositivo:

CHITEMBO
CCS/B.CAÇ. 5010 em rendição da CCS/B.CAÇ. 3830


UMPULO
1ª C.CAÇ./B.CAÇ. 5010 em rendição da C.CAÇ. 3321 reforçada com Gr. Especiais

403 e 406


MUMBUÉ
2ª C.CAÇ./B.CAÇ. 5010 em rendição da C.CAÇ. 3322 reforçada com a C.ART 3375

e os Gr. Especiais 404 e 407


MUTUMBO
3ª C.CAÇ./B.CAÇ. 5010 em rendição da C.CAÇ. 3323 reforçada com a C.CAÇ. 202

e os Gr. Especiais 400 e 405

A 1ª C.CAÇ./B.CAÇ. 5010 apresentou-se em UMPULO em 15DEZ72 para render a C.CAÇ. 3321 assumindo a responsabilidade da Missão em 23DEZ72.

A 2ª C.CAÇ./B.CAÇ. 5010 apresentou-se em MUMBUÉ em 22DEZ72 para render a C.CAÇ. 3322 assumindo a responsabilidade da Missão em 30DEZ72.

A 3ª C.CAÇ./B.CAÇ. 5010 apresentou-se em MUTUMBO em 28DEZ72 para render a C.CAÇ. 3323 assumindo a responsabilidade da Missão em 05JAN73.

MISSÃO

Leva a efeito uma intensa actividade operacional em toda a sua ZA, de onde a:

Evitar a fixação do IN em especial na área a Leste do R CUANZA até ao limite do Sector.

Prevenir o alastramento da subversão e impedir a passagem de grupos do IN para Oeste do R CUANZA e R CAPOLO.

Destruir os meios de vida do IN ou aproveita-los em benefícios das populações.

Fornecer adequada protecção sempre que solicitada e de acordo com as ordens específicas, a todas as equipas de trabalho que tenham em vista melhorar as vias de comunicação existentes e a construção de outras que possam melhorar a rede de comunicações da sua ZA.

Colaborar em complementaridade em substituição de forças militarizadas e outras com AA, quando solicitado e sempre que a actividade operacional o permita.

Que tenham em vista a promoção social e económica das populações, especialmente no campo da educação, habitação, assistência sanitária, abastecimento de água, alimentação, defesa e o seu controle.

Que tenham por fim a elevação do seu nível cultural, não se limitando ao ensino da língua Portuguesa, antes promovendo a sua colaboração no desenvolvimento de técnicas elementares nos campos da pecuária, da agricultura e de artes e ofícios com imediata aplicação regional.

Promover em todos os níveis colaboração na acção psicológica, levando a efeito uma acção psicológica adequada sobre o IN.

Apoiar as autoridades civis com vista à preservação da Lei e da Ordem, a defesa das povoações, ao trânsito nas vias de comunicação, à defesa das principais organizações de interesse económico e pistas da sua ZA.

Exercer adequada acção de mentalização dos G.E. de modo a incentivar a sua promoção sócio-económica, não deixando contudo desenvolver tendências que os levem à sua não integração das populações a que pertencem.


PERÍODO de 01JAN73 a 31JAN73   


ACTIVIDADE OPERACIONAL DAS NT

OPERAÇÕES
A Nível de Batalhão 

OP. “EXTINGUIR 2”

Objectivo
Localizar e conseguir contacto com elementos IN, com vista à sua destruição pela
captura ou eliminação.
Região
Região compreendida entre os RR GOLO, CUVELAI, LUAZA e Meridiano 1800
Início
04JAN
Duração
27 Dias
Meios
Agr. “TRUTA”
Gr. Flechas/UMPULO (Em Apoio)
Agr. “CARPA”
Gr. Flechas/CATOTA (Em Apoio)
Agr. “BOGA”
Gr. Flechas/MUTUMBO (Em Apoio)
Agr. “SALMÃO”
Gr. Flechas/MONTE ESPERANÇA (Em Apoio)
Agr. “TIGRE”
2 Gr. Comb./2ª C.CAÇ.
Agr. “CORVO”
2 Gr. Comb./C.CAÇ. 202
Agr. “MELRO”
2 Gr. Comb./C.ART. 3375
Agr. “ONÇA”
2 Gr. Comb./2ª C.CAÇ.
Agr. “ÁGUIA”
2 Gr. Comb./C.ART. 3375
Reserva
Agr. “LEÃO”
2 Gr. Comb./1ª C.CAÇ.
Agr. “URSO”
2 Gr. Comb./3ª C.CAÇ.

A Nível de Companhia

OP. "EMBUSTE"

Objectivo
Detectar, perseguir, capturar e destruir possíveis Gr. IN
Região
Compreendida entre o R SANGA - P 1315 R CHIMBANDIANGA
Início
16JAN

Duração
5 Dias

Meios
1 Gr. Comb. + GE 405/MUTUMBO

Resultados
Nada assinalar

OP. “EMBATE”

Objectivo
Detectar, perseguir, capturar e destruir possíveis Gr. IN
Região
Região Compreendida entre R CHIMBANDIANGA-R LUAMBUA de PP 1312 até 1320
Início
27JAN
Duração
05 Dias
Meios
1 Gr. Comb. + GE 400
Resultados
Nada assinalar

ACÇÕES

"EMBARAÇO"
Rec. Of.
Margem esq. do R CUANZA do MUTUMBO à foz do R CACONGO
"ELIAS"
Rec. Of.
Entre os RR CUANZA, LUÂMBUA até P 1315
"EMBA"
Patr.
CATIVA
"ELOQUENTE"
Rec. Of.
R CUANZA, R CATAPUTUPO Nascente do R TECHANDEJAMBA


MUTUMBO
"ELBA"
Rec. Of.
RR CHIMBANDIANGA, LUÂMBUA entre PP 1305 e 1315
"ELITE"
Patr.
Picada MUCUNHA/CANINGUIR R CHISSOLONGA - CHIMBUZOQUE


MUCUNHA
"ELIPSE"
Rec. Of.
RR LUÂMBUA, CUANZA, CHUCUAVAL entre PP 1315 e 1326
"EMBARAÇO 2"
Rec. Of.
Margem esquerda R CUANZA do MUTUMBO e foz do R CACONGO
"ENCARTE"
Patr.
SAXIMÁRIA - SOMACUANZA
"ELGA"
Patr.
RR CHUCUAVAL, CUANZA até P 1330

VISITAS DE COMANDO

Em 24JAN73, o Exmº. Comandante do Batalhão visitou o MUTUMBO.


PERÍODO de 01FEV73 a 28FEV73


ACTIVIDADE OPERACIONAL DAS NT

OPERAÇÕES

A Nível de Batalhão

OP. "EXACTA"

Objectivo
Detectar, perseguir, capturar e destruir possíveis Gr. IN
Região
Compreendida entre o R CUITO/R CUVELAI e Picada Táctica
Inicio
03FEV
Duração
17 Dias

Meios
Agr. "TIGRE"
2 Gr. Comb. 1ª C.CAÇ. + 2 Sec. GE (403)

Agr. "LEÃO"
2 Gr. Comb. 2ª C.CAÇ. + 2 Sec. GE (404)

Agr. "URSO"
2 Gr. Comb. 3ª C.CAÇ. + 2 Sec. GE (400)

Agr. "SALMÃO"
Gr. Flechas/Monte Esperança

Agr."TRUTA"
Gr. Flechas/UMPULO

Agr."CARPA"
Gr. Flechas/CATOTA

Agr. "BOGA"
Gr. Flechas/MUTUMBO
Reserva
Agr. "CORVO"
Gr. Flechas/MUTUMBO



Agr. "URSO
Em 15FEV detectou cabanas destruías e trilhos antigos em (1813.1313).



Em 16FEV detectou um trilho recente que conduzia a um acampamento

abandonado e recém destruído (1814.1312).



Em 17FEV localizou um acampamento abandonado à cerca de três anos tendo

abrigos com indícios de ali serem colocadas armas pesadas.



Em 18FEV referência (1806.1316) vestígios de uma antiga cozinha, encontrando

uma esteira armadilhada com uma m/GMD "Bastão".

A Nível de Companhia

Objectivo
Detectar, perseguir, capturar e destruir possíveis Gr. IN

Região
Entre o R SANGA, R NHAMA e Picada Táctica

Início
03FEV

Duração
6 Dias

Meios
2 G.Comb. + 1 SEC. GE 400/MUTUMBO

Resultados
Nada a assinalar


ACÇÕES

“ENCARTE 2"
Patr.
SAXIMÁRIA - SOMACUANZA
"EMBA 2"
Patr.
CATRAIO - CATIVA
"ELEITA"
Patr.
COLONGO - SACANGOMBE - MUTEMBO - MUCUNHA
"ELGA 2"
Rec. Of
RR CHUCUAVAL, CUANZA até P 1330
"ELITE 2
Rec. Of
Picada MUCUNHA/CANINGUIR - R CHISSOLONGA - CHIMBUSOQUE


MUCUNHA
"EMBUSTE 2"
Rec. Of
R SANGA - P 1315 - R CHIMBANDIANGA
"EMBARAÇO 3"
Rec. Of
Margem esq. do R CUANZA do MUTUMBO à foz do R CACONGO
"EMBATE"
Rec. Of
Entre os RR CHIMBANDIANGA, LUÂMBUA de PP 1315 até 1325

VISITAS DE COMANDO

No dia 28FEV73, deslocou-se ao MUTUMBO Capelão do Batalhão, para prestar assistência religiosa na Companhia.


PERÍODO de 01MAR73 a 31MAR73


SITUAÇÃO GERAL

TERRENO

Devido às chuvas, muitas picadas encontram-se em mau estado, o que torna difícil e impossível em alguns casos o trânsito de viaturas. Os deslocamentos são muito morosos e os meios auto apresentam avarias frequentes.

No período em referência, foram executados trabalhos de reparação das picadas a seguir indicadas, onde o trânsito era mais difícil:

MUTUMBO - MOXICO
MUTUMBO - CUVELAI até à Nascente do R CASSENDA

IN

UNITA

O patrulhamento que um Gr. UNITA executou no período anterior (princípios do mês de Fevereiro) na região dos R VÁLIA e R ONDA, até à Nascente do R SANJAMBA e com a intenção de combater o MPLA, poderá evidenciar as divergências que continuam a existir entre os dois partidos.

Por outro lado, considerando que não vinha sendo referenciado a presença de efectivos/UNITA naquela região o mesmo patrulhamento poderá significar um aumento de potencial militar, espírito de agressividade e até possível intenção de se expandir para Sul em recuperação de zonas que já lhe pertenceram.

MPLA

Admite-se que os efectivos da VRM possam encontrar zonas de refúgio na região dos RR CUONONO, SANJAMBA, CHINHONDZE, CHISSANDA, VINDUTA ou LUNGO.

No entanto, notícias não confirmadas referem que estes efectivos ter-se-ão deslocado para Sul do R CUVELAI, encontrando-se presentemente na região dos RR CUEBE e MUNHANGO ou entre o R CUVELAI e R CUTIMA, conforme fora recomendado pelos chefes, antes da ida para SIKONGO caso se mantivesse na região intensa actividade das NF.

Porém pelo menos uma parte destes efectivos encontrar-se-á a Norte do R CUVELAI, onde têm sido referenciados alguns elementos combatentes e da população com armamento distribuído.

Em qualquer das hipóteses, encontrar-se-ão fortemente desmoralizados e desarticulados em face dos recentes resultados obtidos na região pelas NF o que poderia decidi-los a transferirem-se para Sul do R CUVELAI, mesmo que provisoriamente.

NOSSAS TROPAS – DISPOSITIVO

Em 31MAR iniciou-se a transferência para CANGAMBA da C.CAÇ. 202, tendo marchado o 1º escalão desta Companhia.

ACTIVIDADE OPERACIONAL DAS NT

OPERAÇÕES

A Nível de Batalhão

OP: "EMBATE/X"

Objectivo
Detectar, perseguir, capturar e destruir possíveis Gr. IN
Região
Compreendida entre o R CUVELAI e LUAZA, Picada Táctica até P 1255,

R CUITO até confluência do R CUVELAI.
Inicio
04MAR

Duração
23 Dias

Meios
Agr. "TIGRE"
2 Gr. Comb. 1ª C.CAÇ.

Agr. "HIENA"
2 Gr. Comb. 1ª C.CAÇ.

Agr. "PARGO"
GE 403/UMPULO

Agr. "BOGA"
GE 406/UMPULO

Agr. "LEÃO"
2 Gr. Comb. 2ª C.CAÇ.

Agr. "ONÇA"
2 Gr. Comb. 2ª C.CAÇ.

Agr. "POLVO"
GE 404/MUMBUÉ

Agr. "LULA"
GE 407/MUMBUÉ

Agr. "ÁGUIA"
2 Gr. Comb. C.ART. 3375

Agr. "FALCÃO"
2 Gr. Comb. C.ART. 3375

Agr. "CALIFA"
Gr. Flechas/CATOTA

Agr. "PANTERA"
2 Gr. Comb. 3ª C.CAÇ.

Agr. "URSO"
2 Gr. Comb. 3ª C.CAÇ.

Agr. "TRUTA"
GE 400/MUTUMBO

Agr. "RAIA"
GE 405/MUTUMBO

Agr. "GATO"
2 Gr. Comb. C.CAÇ. 202

Agr. "CORVO"
2 Gr. Comb. C.CAÇ. 202

Agr. "FAQUIR"
Gr. Flechas/MUTUMBO
Reserva
Sub. Sec. LUQ
1 Gr. Comb.

ACÇÕES

"EMBA 3"
Patr.
CATRAIO - CATIVA
"ELEITA 3"
Patr.
COLONGO - SECANGOMBE - MUTEMBO
"ELITE 3"
Patr.
Picada MUCUNHA/CANINGUIR - R CHISSOLONGA - CHIMBUZOQUE


MUCUNHA
"ENCARTE 3"
Patr.
SAXIMÀRIA - SOMACUANZA
"EMBARAÇO 4"
Rec. Of.
Margem esq. do R CUANZA do MUTUMBO à foz do R CACONGO
"ELIAS 3"
Rec. Of.
Entre os RR CUANZA, LUÂMBUA desde confl. Até P 1315
"ELIPSE 3"
Rec. Of.
RR LUÂMBUA, CUANZA, CHUCUEVAL entre PP 1315 e 1325
"ELBA 3"
Rec. Of.
RR CHIMBANDIANGA, LUÂMBUA entre PP 1305 e 1315

VISITAS DE COMANDO

No dia 06MAR73, visitaram a 3ª C.CAÇ o Exmº. General Cmdt. da ZML, o Exmº. Cmdt. Sec. BIÉ, o Chefe do Gr. Apoio contra a Subversão e o Gov. Dist. BIÉ.

No dia 12MAR73, visitaram a 3ª Companhia o Exmº. Comdt. do Batalhão e o Oficial Adj. Regressando no mesmo dia.

No dia 20MAR73, o Exmº. 2º Cmdt. do Batalhão deslocou-se à 3ª C.CAÇ em visita de inspecção, tendo permanecido nesta Companhia até ao dia 22MAR.

No dia 21MAR73, o Exmº. Cmdt. do Batalhão, acompanhando o Cmdt. Sec. BIé, deslocou-se à zona da OP. "EMBATE/X" visitando MUTUMBO, regressando a CHITEMBO no dia seguinte.

No dia 31MAR73, deslocou-se à 3ª Companhia o Furriel Foto-Cine.
              

PERÍODO de 01ABR73 a 30ABR73


SITUAÇÃO GERAL

IN

UNITA

Simultaneamente com notícias que referem conversações em vista à união da UNITA com os outros movimentos subversivos, outras assinalam o deslocamento de consideráveis efectivos da UNITA, para as zonas fronteiriças da sua área de instalação, com o fim de combater os movimentos subversivos vizinhos.

No Sub-sector e em princípios do mês de Abril, um grupo com o efectivo de 10 elementos e sob o comando de ZATOCA, saiu do acampamento de CHIOMBO para a região da margem esquerda do R CUANZA, afim de politizar as populações de RINGOMA.
Por impossibilidade de atravessar o R CUANZA devido ao grande caudal, teve de regressar ao seu acampamento.

MPLA

Até aos últimos dias do mês de Abril, admitiu-se que os efectivos/MPLA (VRM e Sector ZnC/IIIRM) se encontrassem em locais de refúgio, a Norte do R CUVELAI ou com mais probabilidades a Sul deste rio ou mesmo a Leste do R CUITO, como vinham sendo referidas várias notícias.

Manter-se-iam em período de reorganização, aguardando reforços de pessoal e material e evitando contacto com as NF.

Nos últimos dias do mês de Abril e durante a OP. "EXTERNA" as NF (2 Gr. Comb. da 3ª C.CAÇ e Gr. Flechas do MUTUMBO) assinalaram a presença de efectivos/MPLA na região entre os RR BALA, CUVELAI e CUITO, sendo localizados dois acampamentos que foram destruídos, além de baixas e captura de material provocadas ao IN.

De assinalar que o Gr. Flechas/MUTUMBO ter sido flagelado com granadas tipo morteiro e tiros de armas ligeiras, embora sem consequências.

Procurando interpretar estes factos poder-se-á admitir que os efectivos/MPLA agora referenciados a Norte do R CUVELAI, pertencentes possivelmente à ZnA/VRM ou com menos probabilidades ao Sector 6 ZnC/IIIRM se encontrem na zona, com intenção de reocupar terreno perdido, reforçados de material e efectivos, a julgar pela utilização de armas tipo Morteiro (que não vinha sendo referenciado) e pela iniciativa de flagelação às NF, comportamento que à muito não era verificado.

NOSSAS TROPAS – DISPOSITIVO

Em 11ABR73, e por motivos de transferência, marchou para CANGAMBA o 2º e último escalão da C.CAÇ. 202 instalada no MUTUMBO.

ACTIVIDADE OPERACIONAL DAS NT

OPERAÇÕES

A Nível de Batalhão

OP: "EXTERNA"

Objectivo
Detectar e perseguir, capturar e destruir possíveis Gr. IN.
Região
Compreendida entre os RR CUVELAI, CUITO, GOLO e Nascente dos RR ONDA,

SANGA e CHIMBANDIANGA
Início
16ABR

Duração
12 Dias

Meios
Agr. "HIENA"
2 Gr. Comb. 1ª C.CAÇ.

Agr. "ONÇA"
2 Gr. Comb. 2ª C.CAÇ.

Agr."PANTERA"
2 Gr. Comb. 3ª C.CAÇ.

Agr. "CORISCO"
Gr. Flechas/UMPULO

Agr. "CORVO"
Gr. Flechas/MUTUMBO

Agr. "CALIFA"
Gr. Flechas/CATOTA
Reserva
Agr. "ÁGUIA"
2 Gr. Comb. C.ART. 3375

A Nível de Companhia

OP. "EMBATE 3”

Objectivo
Detectar, perseguir, capturar e destruir possíveis Gr. IN
Região
Compreendida entre os RR CHIMBANDIANGA, LUÂMBUA e de PP 1315 a 1325
Início
24ABR
Duração
4 Dias
Meios
2 Gr. Comb.
Resultados
Nada a assinalar

ACÇÕES

"ELITE 5"
Patr. (a)
Picada MUCUNHA/CANINGUIR R CHISSOLONGA CHIMBUSOQUE


MUCUNHA
"ELEITA 4"
Patr. (a)
COLONGO - SACANGOMBE - MUTEMBO - MUCUNHA
"ENCARTE 4"
Patr. (a)
SAXIMÁRIA - SOMACUANZA
"EMBA 4"
Patr. (a)
CATRAIO - CATIVA
"ELBA 4"
Patr. (a)
RR CHIMBANDIANGA, LUÂMBUA entre PP 1305 e 1312
"ELISIA"
Patr. (a)
MUTUMBO NOVO/SACULAULA - Nascente e margem direita do


R CHIMBANDIANGA

(a)*
Contacto e assistência social às Populações

VISITAS de COMANDO

No dia 26ABR73, deslocou-se ao MUTUMBO o Exmº. Cmdt. Interino regressando no mesmo dia.

No dia 28ABR73, deslocou-se ao MUTUMBO o Of. Trms., Reab. e o 1º Sargº Mec. Auto regressando no mesmo dia.


PERÍODO de 01MAI73 a 31MAI73


SITUAÇÃO GERAL

IN

MPLA

Na actividade operacional das NF, foram detectadas na região do R CUVELAI/CUITO, vestígios da presença de elementos do IN ou população, que terão transitado para Sul do R CUVELAI de acordo com alguns vestígios referenciados.

De salientar o ataque à povoação de SANGONGO, efectuado cerca das 20:00 horas de 17MAI por um grupo IN/MPLA com um efectivo de cerca de 20 elementos armados de armas ligeiras e lança-roquets, tendo incendiado 11 casas, roubando roupas e outros objectos, fugindo de seguida depois da reacção das forças em auto defesa.

ACTIVIDADE OPERACIONAL DAS NT

OPERAÇÕES

A Nível de Batalhão

OP. "EXTENSA"

Objectivo
Reconhecimento. Detectar, perseguir, capturar e destruir possíveis Gr. IN.
Região
Compreendida entre os RR CUVELAI, CUITO, GOLO e as Nascentes dos RR ONDA,

SANGA e CHIMBANDIANGA
Início
09MAI
Duração
13 Dias
Meios
Agr. "TIGRE"
2 Gr. Comb. 1ª C.CAÇ.

Agr. "LEÃO"
2 Gr. Comb. 2ª C.CAÇ.

Agr. "URSO"
2 Gr. Comb. 3ª C.CAÇ.

Agr. "FALCÃO"
2 Gr. Comb. C.ART. 3375

Agr. "CORISCO"
Gr. Flechas/UMPULO

Agr. "CALIFA"
Gr. Flechas/CATOTA

Agr. "CORVO"
Gr. Flechas/MUTUMBO

Agr. "PARGO"
GE 403/UMPULO

Agr. "TRUTA"
GE 400/MUTUMBO
Reserva
Agr. "ONÇA"
2 Gr. Comb. 2ª C.CAÇ

A Nível de Companhia

OP. "EMPENHO 5"

Objectivo
Reconhecimento. Detectar, perseguir capturar e destruir possíveis Gr. IN.
Região
Compreendida entre os RR CHIPEIO e SANGA a Sul do P 1315
Início
05MAI
Duração
5 Dias
Meios
2 Gr. Comb.
Resultados
Nada a assinalar

ACÇÕES

"ENCARTE 5"
Patr. (a)
SAXIMÁRIA - SOMACUANZA
"ELEITA 5"
Patr. (a)
COLONGO - SECANGOMBE - MUTEMBO - MUCUNHA
"ELITE 6"
Patr. (a)
Picada MUCUNHA/CANINGUIR - R CHISSOLONGA - CHIMBUZOQUE


MUCUNHA
"ELIAS 4"
Rec. Of.
Entre o R CUANZA e R LUÂMBUA desde confl. até P 1315
"ELISIA 5"
Patr. (a)
MUTUMBO NOVO/SACULAULA - Nascente e margem direita do


R CHIMBANDIANGA
"ELBA 5"
Rec. Of.
RR CHIMBANDIANGA, LUÂMBUA entre PP 1305 e 1312

* (a)
Contacto e assistência social às Populações


PERÍODO de 01JUN73 a 30JUN73


SITUAÇÃO GERAL

TERRENO

Iniciou-se a época do cacimbo e dadas as características deste período, prevê-se uma considerável melhoria das possibilidades em meios auto através das picadas.

As áreas alagadas começam a secar e grande número de rios começam a ser vadiáveis, possibilitando a diversificação de manobra e consequente obtenção de um maior rendimento operacional.

IN

UNITA

Durante o período não se manifestou quer em acções contra as NT/NF, quer contra as populações.

MPLA

Face aos resultados da OP. "EXÓTICA" e de declarações de capturados no decorrer da mesma, admite-se que o IN na zona do Sub-Sector se encontre disseminado entre a população em pequenos grupos.

Estes grupos dotados de grande mobilidade, furtam-se à acção das NT/NF.
Devido à constante actividade operacional desenvolvida nas possíveis zonas de ficção o IN continua desarticulado e desmoralizado.

NOSSAS TROPAS – DISPOSITIVO

Em 13JUN73 a C.ART. 3375 deixou de reforçar o Batalhão, tendo marchado para LUANDA, por motivos de fim de comissão.

ACTIVIDADE OPERACIONAL DAS NT

OPERAÇÕES

A Nível de Batalhão

OP: "EXÓTICA"

Objectivo
Reconhecimento. Detectar, perseguir, capturar e destruir possíveis Gr. IN
Região
Compreendida entre os RR CUVELAI, CUITO, GOLO e picada Táctica

Do CUVELAI

Inicio
06JUN

Duração
13 Dias

Meios
Agr. "HIENA"
2 Gr. Comb. 1ª C.CAÇ.

Agr. "ONÇA"
2 Gr. Comb. 2ª C.CAÇ.

Agr. "PANTERA"
2 Gr. Comb. 3ª C.CAÇ.

Agr. "BOGA"
GE 406/UMPULO

Agr. "LULA"
GE 407/MUMBUÉ

Agr. "RAIA"
GE 405/MUTUMBO

Agr. "CORISCO"
Gr. Flechas/UMPULO

Agr. "CORVO"
Gr. Flechas/MUTUMBO

Agr. "CALIFA"
Gr. Flechas/CATOTA
Reserva
Agr. "TIGRE"
2 Gr. Comb. 1ª C.CAÇ.

ACÇÕES

"ELIPSE 6"
Rec. Of.
RR LUÂMBUA, CUANZA R CHUCUAVAL entre PP 1315 e 1325
"ENCARTE 6"
Patr. (a)
SAXIMÁRIA - SOMACUANZA
"EMBA 6"
Patr. (a)
CATRAIO - CATIVA
"ELIAS 5"
Rec. Of.
Entre os RR CUANZA e LUÂMBUA desde confl. até P 1315
"ELEITA 6"
Patr. (a)
CALONGO - SECANGOMBE - MUTEMBO - MUCUNHA
"ELITE 7"
Patr. (a)
Picada MUCUNHA/CANINGUIR - R CHISSALONGA - CHIMBUSOQUE


MUCUNHA
"EMBARAÇO 7"
Rec. Of.
Margem esq. R CUANZA do MUTUMBO à foz do R CACONGO
"ELO 4"
Rec. Of.
RR CATAPUTUPO, CUIME, CHISSOLONGA
"ELISA 6"
Patr. (a)
MUTUMBO NOVO - Nasc. e margem dirtª do R SANJAMBA

* (a)
Contacto e assistência social às populações

VISITAS DE COMANDO

No dia 04JUN73, deslocou-se a MUTUMBO o Capelão do Batalhão permanecendo até ao dia 10JUN.

No dia 08JUN73, o Exmº. Cmdt. do Batalhão visitou MUTUMBO.


PERÍODO de 01JUL73 a 31JUL73


SITUAÇÃO GERAL

IN

MPLA

Conforme as declarações de LAITE JAIME "O NÃO RECUA" capturado no decorrer da OP. "EXUBERE/I" em 14JUL, na foz do R CUVELAI, os efectivos/MPLA a Sul do R CUVELAI ter-se-ão reorganizado com a chegada de CACHUCOCHUCO à zona. No ESQ. MUKIMBINGI foram integrados os efectivos restantes do Esq. MOSCOVO VRM, Sector 6 ZnC/IIIRM e Sector 2 ZnF/IIIRM sendo articulados em 3 secções:

1ª Secção
Sob o comando de CANGUINGUI, com acampamento na Nascente do R NHONGA,

afluente do R MUNHONA e com um efectivo de cerca de 20 elementos.


2ª Secção
Sob o comando de MALUCO, com acampamento na Nascente do R VILELE, afluente

do R MUNHANGO e com um efectivo de cerca de 20 elementos.


3ª Secção
Sob o comando de MENDES, com acampamento na margem direita do R MASSOCO,

afluente do R CUVELAI e com um efectivo de cerca de 20 elementos.


Esq. MUKIMBIGI - Com um efectivo de cerca de 60 elementos será comandado por BELERI,

  coadjuvado por CACHUCOCHUCO, que se deslocam de um acampamento

  para outro.

ACTIVIDADE OPERACIONAL DAS NT

OPERAÇÕES

A Nível de Batalhão

OP: "EXUBERE/I"

Objectivo
Detectar, perseguir, capturar e destruir possíveis Gr. IN
Região
Compreendida entre os RR SANJAMBA, CUITO, CUVELAI, CUELEI e Picada Táctica

CUVELAI

Início
02JUL

Duração
29 Dias

Meios
Agr. "HIENA"
2 Gr. Comb. 1ª C.CAÇ.

Agr. "TIGRE"
2 Gr. Comb. 1ª C.CAÇ.

Agr. "LEÃO"
2 Gr. Comb. 2ª C.CAÇ.

Agr. "ONÇA"
2 Gr. Comb. 2ª C.CAÇ.

Agr. "PANTERA"
2 Gr. Comb. 3ª C.CAÇ.

Agr. "URSO"
2 Gr. Comb. 3ª C.CAÇ.

Agr. "PARGO"
GE 403/UMPULO

Agr. "BOGA"
GE 406/UMPULO

Agr. "LULA"
GE 407/MUMBUÉ

Agr. "TRUTA"
GE 400/MUTUMBO

Agr. "RAIA"
GE 405/MUTUMBO

Agr. "POLVO"
GE 404/MUMBUÉ

Agr. "CORISCO"
Gr. Flechas/UMPULO

Agr. "CORVO"
Gr. Flechas/MUTUMBO

Agr. "CALIFA"
Gr. Flechas/CATOTA

Agr. "FAQUIR"
2º ESQ. CAV/GCAV 1
Reserva
Agr. "CORISCO"
Flechas/UMPULO

Agr. "TRUTA"
Flechas/MUTUMBO

Agr. "CALIFA"
Flechas/CATOTA

Agr. "PANTERA
EM 12JUL, em cord. aprox. (1804.1329) e (1804.1330) referenciou dois

acampamentos de 62 e 18 cubatas, dispostas perpendicularmente, que

destruiu. Estes acampamentos estavam abandonados e não havia indícios

de utilização recente.

ACÇÕES

"EMBA 7"
Patr. (a)
CATRAIO - CATIVA
"ELISA 7"
Patr. (a)
MUTUMBO NOVO - SACULAULA Nascente e margem direita do


R TECHANDEJAMBA
"EMBATE 6"
Rec. Of.
Entre os RR CHIMBANDIANGA e R LUÂMBUA de PP 1315 até 1325
"ELITE 8"
Patr. (a)
Picada MUCUNHA/CANINGUIR - R CHISSOLONGA - CHIMBUZOQUE


MUCUNHA
"ELEITA 7"
Patr. (a)
CALONGO - SECANGOMBE - MUTEMBO - MUCUNHA
"ENCARTE 7"
Patr. (a)
SAXIMÁRIA - SOMACUANZA
"ENLACE 4"
Rec. Of.
Margem esq. R CUANZA desde confluência R CUTUPO até confl.


do R RITACO
"ELMO 4"
Rec. Of.
COLONGO - SECANGOMBE - MUTEMBO - MUCUNHA

(a)*
Contacto e assistência social às populações


PERÍODO de 01AGO73 a 31AGO73


SITUAÇÃO GERAL

IN

UNITA

Referida a presença de um elemento branco e de outros mestiços na Base Central/Região nº 2/UNITA, afim de observarem a guerra e ajudar SAVIMBI.

Admite-se que se trate de um jornalista Inglês, infiltrado pela ZÂMBIA e integrado no grupo do Capitão SEVERINO que terá regressado recentemente a ANGOLA.

MPLA

Em 29AGO foi capturado por forças do B.CAÇ 5010 o comb./MPLA LAMBI MASSOCO "OCHIPARA CUMBA" em cujas declarações é recortada a organização dos efectivos/MPLA a Sul do R CUVELAI, em 3 Secções, conforme referido pelo capturado "O NÃO RECUA".

1ª SECÇÃO
Sob o comando de LUTA, com acampamento na margem direita do R MASSOCO

(1814.1348) e com um efectivo de aproximadamente 20 combatentes


2ª SECÇÃO
Sob o comando de MALUCO, com acampamento entre os RR CUEBE e MUNHANGO

(1808.1356), e com um efectivo de aproximadamente 20 combatentes.


3ª SECÇÃO
Era comandada por OCHIPARA CUMBA, com acampamento na margem direita do

R CUMBILA, afluente da margem esquerda do R CUEBE (1753.1343) e com um

efectivo de aproximadamente 25 combatentes.

Estas 3 Secções constituem o ESQUADRÃO MUKIMBIGI, comandado por BELERI e cujo comissário político é CAMPIASSA.

Nas mesmas declarações é referido que a Norte do R CUVELAI não há presentemente efectivos/MPLA fixados, decidindo o abandono daquela região em virtude de se verificar continuamente presença das NF.

Embora referida a existência do acampamento da 3ª Secção na região do R CUMBILA, procedendo à exploração da notícia não foram encontrados vestígios do mesmo acampamento.

No período, foram detectadas e levantadas pelas NF duas minas anti-pessoais, respectivamente na Nascente do R CUEBE (1754.1342) e no R CUVELAI (1800.1355).

Este facto pode levar admitir que o IN/MPLA haja sido reabastecido e procure dificultar a actividade das NF na região.

ACTIVIDADE OPERACIONAL DAS NT

OPERAÇÕES

A Nível de Batalhão

OP. "EXCITANTE"

Objectivo
Detectar, perseguir, capturar e destruir possíveis Gr. IN.
Região
Região compreendida pelos RR LUAZA, CUVELAI, CUITO, CHISSAMBA, Picada Táctica

CHISSAMBA e picada do CUVELAI.
Início
09AGO
Duração
22 Dias
Meios
Agr. "TIGRE"
2 Gr. Comb. 1ª C.CAÇ.

Agr. "LEÃO"
2 Gr. Comb. 2ª C.CAÇ.

Agr. "URSO"
2 Gr. Comb. 3ª C.CAÇ.

Agr. "BOGA"
GE 406/UMPULO

Agr. "LULA"
GE 407/MUMBUÉ

Agr. "TRUTA"
GE 400/MUTUMBO

Agr. "RAIA"
GE 405/MUTUMBO

Agr. "CORISCO"
Gr. Flechas/UMPULO

Agr. "CORVO"
Gr. Flechas/MUTUMBO

Agr. "CALIFA"
Gr. Flechas/CATOTA
Reserva
Agr. "TRUTA"
Gr. Flechas/UMPULO

Agr. "BOGA"
Gr. Flechas/MUTUMBO

Agr. "CARPA"
Gr. Flechas/CATOTA

A Nível de Companhia

OP. "EMBATE 6"

Objectivo
Detectar, perseguir, capturar e destruir possíveis Gr. IN
Região
Compreendida entre os RR CHIPEIO e SANGA a Sul do P 1315
Início
06AGO
Duração
4 Dias
Meios
2 Gr. Comb.
Resultados
Nada assinalar

ACÇÕES

“ELGA 4"
Rec. Of.
RR CHUCUAVAL e CUANZA até P 1330
"ENCARTE 8"
Patr. (a)
SAXIMÁRIA - SOMACUANZA
"EMBA 8"
Patr. (a)
CATRAIO - CATIVA
"ELEITA 8"
Patr. (a)
COLONGO - SECANGOMBE - MUTEMBO - MUCUNHA
"ELITE 9"
Patr. (a)
COLONGO - SECANGOMBE - MUTEMBO - MUCUNHA Picada de


MUCUNHA/CANINGUIR - R CHISSOLONGA - MUCUNHA
"ELIAS 6"
Rec. Of.
Entre os RR CUANZA e LUÂMBUA desde confl. até P 1315
"ELBA 7"
Rec. Of.
RR CHIMBANDIANGA, LUÂMBUA entre PP 1305 e 1312
"ELISIA 8"
Patr. (a)
MUTUMBO NOVO - SACULAULA Nascente e margem direita do


R TECHANDEJAMBA
"EFÚGIO 6"
Rec. Of.
Entre os RR CUANZA, CHIMBANDIANGA e R CHIPEIO

(a)*
Contacto e assistência social às populações

VISITAS DE COMANDO

DE 24 a 28AGO73, permaneceu no MUTUMBO o Exmº. 2º Cmdt. do Batalhão.

No dia 30AGO73, deslocou-se ao Mutumbo o Exmº. Cmdt. do Batalhão, regressando no mesmo dia.


PERÍODO de 01SET73 a 30SET73


SITUAÇÃO GERAL

IN

UNITA

Referida a presença de quatro jornalistas brancos na área de fixação da UNITA, que terão participado no acampamento de PUNA numa reunião de SAVIMBI com os chefes de acampamentos da UNITA, assistindo muita população. Os mesmos jornalistas terão regressado à ZÂMBIA em fins de Setembro escoltados pelo Major CAPECHO CAFUNDANA.

MPLA

Elementos dissidentes de AGOSTINHO NETO e partidários de DANIEL CHIPENDA, ter-se-ão apoderado do Campo/MPLA de MALONDO, situado na ZÂMBIA entre SIKONGO e KALABO.

Apesar das diligências de AGOSTINHO NETO para solução do diferendo, o movimento estende-se a outros campos do MPLA junto à fronteira ZÂMBIA/ANGOLA.

Aumenta o número de elementos da facção de CHIPENDA que pretendem eleger novo presidente. Terá resultado infrutífera a tentativa de reconciliação entre AGOSTINHO NETO e DANIEL CHIPENDA.

A totalidade de efectivos do ESQ. MUKIMBINGI, localizados a Sul do R CUVELAI, terão seguido para a ZÂMBIA. Poderá admitir-se que este deslocamento seja uma consequência de desmoralização dos mesmos efectivos a Sul do R CUVELAI, provocada pelos revezes que lhes vêem sendo impostos pelas NF.

No entanto, refere um capturado que os grupos de LUTA e MENDES ter-se-ão deslocado à ZÂMBIA afim de receberem instruções e em cumprimento da ordem vinda de SIKONGO; a verificar-se esta hipótese o deslocamento em causa poderá estar relacionado com organização de Coluna para a V.R.M. ou com conflito AGOSTINHO NETO/DANIEL CHIPENDA, no qual irão tomar parte activa.
Entre os elementos referenciados a caminho da ZÂMBIA, são de destacar CACHUCOCHUCO, BELERI, LUTA e TUGA.

ACTIVIDADE OPERACIONAL DAS NT

Em cumprimento de directivas superiores, a actividade operacional das NT na região compreendida entre os RR CUONONO, SANJAMBA, CUITO, CUVELAI e Picada Táctica executar-se-á:

A partir de uma Base Táctica Móvel (BTM 2).
Em coordenação com actividade operacional do Sub-Sector CC.
Progressivamente de Oeste para Leste.
Por faixas longitudinais.

OPERAÇÕES

A Nível de Batalhão

OP: "EXPURGAR"

Objectivo
Detectar, perseguir, capturar e destruir os grupos/MPLA referenciados. Destruir os

seus meios de vida e recuperar populações sob o seu controle.
Região
Compreendida entre os RR BALA, LUAZA, curso superior do R CUEBE e Picada Táctica

MUMBUÉ - CUVELAI - CAPONDE
Início
01SET
Duração
30 Dias
Meios
COMANDO
3ª C.CAÇ.

Agr. "LANÇA"
1 Gr. Comb. 3ª C.CAÇ.

Agr. "DARDO"
1 Gr. Comb. 3ª C.CAÇ.

Agr. "SETA"
1 Gr. Comb. 2ª C.CAÇ.

Agr. "TRUTA"
GE 400/MUTUMBO

Agr. "RAIA"
GE 405/MUTUMBO
Reserva
Agr. "CORISCO"
Gr. Flechas/UMPULO

Agr. "CORVO"
Gr. Flechas/MUTUMBO

Agr. "CALIFA"
Gr. Flechas/CATOTA

Agr. "DARDO"
Em 05SET referenciou um acampamento abandonado com 10 cubatas,

coordenadas (1807.1829), a cuja destruição procedeu.



Em 28SET detectou em coordenadas (175400.134330), fogueiras antigas

e acampamentos abandonados a cuja destruição procedeu.

MORAL E BEM-ESTAR

No período, foi projectado em todas as Sub-Unidades o filme "Divórcio à Italiana" do Destacamento de Fotografia e Cinema.

VISITAS DE COMANDO

No dia 28SET73, deslocou-se por via aérea ao MUTUMBO o Exmº. Cmdt. do Batalhão regressando no mesmo dia.


PERÍODO de 01OUT73 a 31OUT73


SITUAÇÃO GERAL

TERRENO

Iniciou-se a época das chuvas que se prolongam até finais de Abril.
O trânsito de viaturas auto será afectado, bem como movimentos terrestres das NF, devido às extensas áreas que irão ficar alagadas.

Nesta época o clima é mais ameno com temperaturas entre os 18 e 20 graus e menos amplitudes térmicas.

Os movimentos do IN serão igualmente afectados. As suas colunas de reabastecimento são mais morosos e provocarão maior desgaste físico.

IN

UNITA

Ter-se-á realizado na Base Central/Região 2, o 3ª Congresso da UNITA ao qual terão assistido diversos visitantes estrangeiros.

MPLA

Na intensa actividade das NF na região do R CUVELAI, não foram detectados quaisquer indícios da presença de elementos IN naquela área o que com outras notícias poderá confirmar a retirada para a ZÂMBIA da maioria dos efectivos do Esquadrão MUKIMBIGI.

ACTIVIDADE OPERACIONAL DAS NT

A actividade operacional das NT na região do R CUVELAI, continua a ser executada partindo de uma Base Táctica Móvel (BTM 2).
Até 17OUT a BTM 2 manteve-se na Nascente do R CUVELAI, realizando a partir dela a Operação "EXPURGAR 2". Em 17OUT a BTM 2 foi transferida para a Nascente do R CHINHONDZE, tendo início a Operação "EXPELIR".

OPERAÇÕES

A Nível de Batalhão

OP. "EXPURGAR 2"

Objectivo
Detectar, perseguir, capturar e destruir os grupos/MPLA referenciados. Destruir os

seus meios de vida e recuperar populações sob o seu controle.
Região
Compreendida entre os RR BALA, LUAZA, curso superior do R CUEBE e Picada Táctica

MUMBUÉ - CUVELAI - CAPONDE
Início
01OUT
Duração
17 Dias
Meios
1 C.CAÇ. constituída por:

COMANDO
1ª C.CAÇ.

Agr. "LANÇA"
1 Gr. Comb. 1ª C.CAÇ.

Agr. "DARDO"
1 Gr. Comb. 1ª C.CAÇ.

Agr. "LANÇA"
1 Gr. Comb. 3ª C.CAÇ.

Agr. "TRUTA"
GE 400/MUTUMBO

Agr. "RAIA"
GE 405/MUTUMBO
Reserva
Agr. "CORISCO"
Gr. Flechas/UMPULO

Agr. "CORVO"
Gr. Flechas/MUTUMBO

Agr. "CALIFA"
Gr. Flechas/CATOTA

ACÇÕES

"EMBA 9-10"
Patr. (a)
CATRAIO - CATIVA
"ELEITA 9-10"
Patr. (a)
COLONGO - SECANGOMBE - MUTEMBO - MUCUNHA
"ELITE 10-11"
Patr. (a)
Picada MUCUNHA/CANANGUIR R CHISSOLONGA - CHIMBUZOQUE


MUCUNHA
"ECLIPSE 7"
Rec. Of.
RR CUANZA, R LUÂMBUA, R CHUCUAVAL entre PP 1315 e 1325
"ELBA 8"
Rec. Of.
RR CHIMBANDIANGA, LUÂMBUA entre PP 1305 e 1312
"EMA 4"
Rec. Of.
Entre os RR CUANZA, CHIMBANDIANGA e CHIPEIO
"ENCARTE 9"
Patr. (a)
SAXIMÁRIA - SOMACUANZA
"EMBUSTE 5"
Rec. Of.
R SANGA - P 1315 - R CHIMBANDIANGA
"ELIAS 7"
Rec. Of.
Entre os RR CUANZA, R CHIMBANDIANGA desde a confl. até


P 1315
"EMBARAÇO 8"
Rec. Of.
Margem esq. do R CUANZA do MUTUMBO à foz do R CACONGO
"ELISIA 9"
Patr. (a)
MUTUMBO NOVO - SACULAULA, Nascente e margem direita do


R TECHANDJAMBA
"EMBARAÇO 5"
Rec. Of.
Margem esq. do R CUANZA desde confl. do R CUTUPO até confl.


do R RITACO

* (a)
Contacto e assistência social às populações

MORAL E BEM-ESTAR

No período foi projectado em todas as Sub-Unidades o filme "Cadete Roussel" do Destacamento de Fotografia e Cinema.

VISITAS DE COMANDO

No dia 23OUT73, deslocou-se ao MUTUMBO o Fur. Foto-Cine regressando no dia 25OUT.


PERÍODO de 01NOV73 a 30NOV73


SITUAÇÃO GERAL

TERRENO

Devido às chuvas piorou o estado das estradas do Sub-sector, apesar dos trabalhos de reparação dos acessos às pontes dos RR CUANZA E LUÂMBUA.

Na Picada Táctica MUTUMBO/CUVELAI o trânsito de viaturas é difícil e perigoso sendo comprometido o reabastecimento da BTM 2. As NT prosseguem nos trabalhos de melhoramento dos troços em pior estado.

ACTIVIDADE OPERACIONAL DAS NT

OPERAÇÕES

A Nível de Companhia

OP. "ELMO"

Objectivo
Reconhecimento. Detectar, perseguir, capturar e destruir possíveis Gr. IN
Região
Compreendida entre os RR CHIPEIO, CHIMBANDIANGA e Picada Táctica
Início
08NOV
Duração
4 Dias
Meios
2 Gr. Comb.
Resultados
Nada assinalar

ACÇÕES

"ELBA 9"
Rec. Of.
RR CHIMBANDIANGA, LUÂMBUA entre PP 1305 e 1312
"ELITE 12-13"
Patr. (a)
Picada MUCUNHA/CANANGUIR R CHISSOLONGA - CHIMBUZOQUE


MUCUNHA
"EMBA 11-12"
Patr. (a)
CATRAIO - CATIVA
"ENCARTE 10-11"
Patr. (a)
SAXIMÁRIA - SOMACUANZA
"EMBUSTE 6"
Rec. Of.
R SANGA - P 1315 - R CHIMBANDIANGA
"ELIAS 8"
Rec. Of.
Entre RR CUANZA, LUÂMBUA desde a confl. até P 1315
"EMBATE 9"
Rec. Of.
RR CHIMBANDIANGA, R LUÂMBUA entre PP 1305 e 1312
"ELEITA 11-12
Patr. (a)
COLONGO - SECANGOMBE - MUTEMBO - MUCUNHA
"ELISIA 10"
Patr. (a)
MUTUMBO NOVO - SACULAULA, Nascente e margem direita do


R TECHANDJAMBA - a sul da Picada
"EMBAREÇO 9"
Rec. Of.
Margem esq. do R CUANZA do MUTUMBO à foz do R CACONGO

* (a)
Contacto e assistência social às populações

MORAL E BEM-ESTAR

No período foi projectado em todas as Sub-Unidades os filmes "Pepsy Pop" e "Princesa"

VISITAS DE COMANDO

No dia 10NOV73, deslocou-se ao MUTUMBO O Exmº. 2º Cmdt do Batalhão, regressando no dia 12.

No dia 18NOV73, deslocou-se ao MUTUMBO o Fur. Foto-Cine .


PERÍODO de 01DEZ73 a 31DEZ73


SITUAÇÃO GERAL

TERRENO

Devido às fortes chuvadas que têm caído, agrava-se o estado das picadas o que compromete os movimentos auto das NF. Em tempo de chuvas intensas os movimentos CHITEMBO/MUTUMBO deverão efectuar-se via CACHINGUES.

IN

Não foram detectados vestígios recentes de grupos ou elementos IN na área do Sub-Sector.

UNITA/MPLA

Notícia, refere ter-se realizado um acordo entre UNITA e MPLA (admite-se que seja a facção CHIPENDA), tendo aquele recebido deste muito material e munições. Este facto aumentará consideravelmente o potencial militar da UNITA que vinha lutando com falta de armas e munições.

ACTIVIDADE OPERACIONAL DAS NT

A actividade operacional das NT na região dos RR CUVELAI/CUITO continuou a ser executada a partir de uma Base Táctica Móvel (BTM 2) montada na Nascente do R CHINHONDZE.

OPERAÇÕES

A Nível de Batalhão

OP. "EXPELIR 3"

A partir de uma Base Táctica Móvel (BTM 2) montada na Nascente do R CHINHONDZE.

Objectivo
Detectar, perseguir, capturar e destruir Grupos IN referenciados
Região
Compreendida entre os RR BALA, CUONONO, SANJAMBA, CHINHONDZE, BINTUTA,

CAIABA e CULEI, os antigos Quimbos de NAULONGO, SAMBUNDO e confluência dos

RR CUVELAI/MUNHONA; CUVELAI
Início
01DEZ
Duração
5 Dias
Meios
1 C.CAÇ. constituída por:

COMANDO
3ª C.CAÇ.

Agr. "LANÇA"
1 Gr. Comb. 3ª C.CAÇ.

Agr. "DARDO"
1 Gr. Comb. 3ª C.CAÇ.

Agr. "SETA"
1 Gr. Comb. 2ª C.CAÇ.

Agr. "FACA 1"
GE 405/MUTUMBO
Reserva
Agr. "CORISCO"
Gr. Flechas/UMPULO

Agr. "CORVO"
Gr. Flechas/MUTUMBO

Agr. "CALIFA"
Gr. Flechas/CATOTA

Em 05DEZ, na exploração imediata de uma notícia prestada por 3 elementos da população de MUTUMBO-VELHO, que referia a existência de material IN na Nascente do R TECHALAMBA (1746.1321) um G.C. da 3ª C.CAÇ. recolheu no local indicado, 1 Mina A/C TMG-46, 2 metralhadora MG 34 e 1 granada Lança-Roquets. Este material encontrava-se em duas cubatas, apresentando indícios de ali permanecerem há bastante tempo.

OP. "EXPUNGIR"

Objectivo
Detectar, perseguir, capturar e destruir Grupos IN
Região
Compreendida entre O R CHINHONDZE, desde confl. do R BINTUTA à confl. do

R SANJAMBA, R SANJAMBA desde confl. do R CHINHONDZE à confl. do R CUITO,

R CUITO até confl. do R CUVELAI, R CUVELAI até confl. do R MUNHONA, os antigos

Quimbos de SAMBUNGO e NAULONGO, as Nascentes dos RR GULEI, CAIABA e BINTUTA.
Início
05DEZ
Duração
22 Dias
Meios
1 C.CAÇ. constituída por:

COMANDO
3ª C.CAÇ.

Agr. "LANÇA"
1 Gr. Comb. 3ª C.CAÇ.

Agr. "DARDO"
1 Gr. Comb. 3ª C.CAÇ.

Agr. "SETA"
1 Gr. Comb. 2ª C.CAÇ.

Agr. "FACA 2"
GE 400/MUTUMBO

Agr. "FACA 1"
GE 405/MUTUMBO
Reserva
Agr. "TRUTA"
Gr. Flechas/UMPULO

Agr. "BOGA"
Gr. Flechas/MUTUMBO

Agr. "CARPA"
Gr. Flechas/CATOTA

MORAL E BEM-ESTAR

Em 24/25 celebrou-se em todos os aquartelamentos das Sub-Unidades a tradicional ceia de Natal.

No período foram projectados em todas as Sub-Unidades os seguintes filmes do Departamento de Fotografia e Cinema:
"O Roubo das Barras de OURO"
"Morte no Metropolitano"
"O Regresso de Nick Carter"
"Documentário da Guiné/70"

VISITAS DE COMANDO

No dia 03DEZ73, deslocou-se ao MUTUMBO o Fur. Foto-Cine.

No dia 10DEZ73, deslocou-se ao MUTUMBO o Ofi. Adj do Batalhão, regressando no dia 14.

 
PERÍODO de 01JAN74 a 31JAN74


SITUAÇÃO GERAL

IN

UNITA

Este movimento subversivo que vinha mantendo uma actividade muito reduzida contra as NF, com o alvorecer de 1974, iniciou forte actividade contra as mesmas e populações sob nosso controle, tendo atacado em curto período fora do Sub-Sector o destacamento de NHONGA das NT, as povoações de SARIEZA e LUTUAI, nas quais empenhou efectivos numerosos e actuou sem restrições do consumo de munições.

Tem efectuado várias tentativas de sabotagem do C.F.B. com evidente agressividade e desejo de expandir a sua actual área de fixação, com principal acuidade para a área do R CUANZA.
De acordo com várias notícias, terá intenção de atacar aldeamentos de população sob o nosso controle.

MPLA

Continuam a não ser referenciados na área do Sub-Sector indícios de actividade de elementos ou grupos MPLA, bem como vestígios da sua presença.
Mantêm-se ainda o conflito interno existente no seio deste movimento.

ACTIVIDADE OPERACIONAL DAS NT

A actividade operacional das NT e NF na região dos RR CUVELAI e CUITO, continuou a ser executada a partir de uma Base Táctica Móvel (BTM 2) e realizando a OP. "EXPUNGIR 2".

Em 22JAN, a BTM 2 foi transferida para Norte do R SANJAMBA, na Nascente do R CHISSAMBA, realizando-se a partir dela a OP. "EXTREMA", com vista a interceptar grupos ou elementos/UNITA que tentem infiltrar-se para Oeste, perseguindo, destruindo ou capturando os elementos referenciados.

Foi também realizada a OP. "EXIGENTE" na região circundante da área de fixação da UNITA, com o fim de detectar e impedir movimentos seus para Oeste.

OPERAÇÕES

A Nível de Batalhão

OP. "EXPUNGIR 2"

A partir de uma Base Táctica Móvel (BTM 2) montada na Nascente do R CHINHONDZE.

Objectivo
Detectar, perseguir, capturar e destruir Gr. IN/UNITA destruir os seus meios de

vida e recuperar populações sob o seu controle.
Região
Compreendida entre o R CHINHONDZE, desde confl. do R BINTUTA à confl. do

R SANJAMBA; R SANJAMBA desde confl. do R CHINHONDZE à confl. do R CUITO;

R CUITO até confl. do R CUVELAI; R CUVELAI; linha unindo os antigos Quimbos

de SAMBUNGO e NAULONGO; as Nascentes dos RR GULEI, CAIABA e BINTUTA
Início
01/JAN

Duração
22 Dias (até 06JAN)
Meios
Agr. "SETA"
1 Gr. Comb. 2ª C.CAÇ.

Agr. "LANÇA"
1 Gr. Comb. 3ª C.CAÇ.

Agr. "DARDO"
1 Gr. Comb. 3ª C.CAÇ.


(de 06 a 22JAN)

Agr. "SETA"
1 Gr. Comb. 2ª C.CAÇ.

Agr. "ONÇA"
1 Gr. Comb. 2ª C.CAÇ.

Agr. "LANÇA"
1 Gr. Comb. 3ª C.CAÇ.





OP. "EXTREMA"

Objectivo
Detectar, perseguir, capturar e destruir Gr. IN/UNITA referenciados na sua zona

de acção, destruir os seus meios de vida e recuperar populações sob o seu

controle.
Região
Compreendida entre os RR TIENGO, ONDA (até CHITANGA), estrada de NHONGA,

R CUITO, R SANJAMBA e R VÁLIA
Início
24JAN

Duração
3 Dias

Meios
COMANDO
2ª C.CAÇ.

Agr. "SETA"
1 Gr. Comb. 2ª C.CAÇ.

Agr. "ONÇA"
1 Gr. Comb. 2ª C.CAÇ.

Agr. "LANÇA"
1 Gr. Comb. 3ª C.CAÇ.

ACÇÕES

"EMBA 13"
Patr. (a)
CATRAIO - CATIVA
"ELIPSE 8"
Rec. Of.
RR LUÂMBUA, CUANZA e CHUCUAVAL entre PP 1315 e 1325
"ELBA 10"
Rec. Of.
RR CIMBANDIANGA, LUÂMBUA entre PP 1305 e 1312
"EMBOLSO 2"
Rec. Of.
RR CUONONO, SANJAMBA e Picada Táctica
"EMBATE 10"
Rec. Of.
RR CHIMBANDIANGA, LUÂMBUA de PP 1315 e 1325
"ELMO 8"
Rec. Of.
RR CHIPEIO, CHIMBANDIANGA e Picada táctica
"ELIAS 9"
Rec. Of.
Entre os RR CUANZA e LUÂMBUA desde confluência até P 1315
"ELEITA 13"
Patr. (a)
COLONGO, SECANGOMBE, MUTEMBO, MUCUNHA

(a)*
Contacto e assistência social às populações

MORAL E BEM-ESTAR

No período foi projectado em todas as Sub-Unidades o filme "Diga 33 e Meio" do Destacamento de Fotografia e Cinema.

VISITAS DE COMANDO

No dia 01JAN74, o Exmº Brigadeiro Oliveira Rodrigues do CEM/QG/CCFAA, acompanhado do Exmº Brigadeiro Almeida Nave CMDT. SEC/BIÉ visitaram o aquartelamento da 3ª Companhia.

No dia 06JAN74, deslocou-se ao MUTUMBO o Exmº Cmdt. do Batalhão.

No dia 26JAN74, deslocou-se ao MUTUMBO o Fur. Foto-Cine regressando no dia seguinte.


PERÍODO de 01FEV74 a 29FEV74


SITUAÇÃO GERAL

IN

UNITA

Na região do R CUIME os grupos/UNITA procuram furtar-se ao contacto com as NF, face aos revezes que esta lhes vêem infringido.

Os seus acampamentos vêm sendo destruídos, verificando-se que o IN os abandona logo que pressente a aproximação das NF.

Será de considerar que o IN mantém uma boa colaboração das populações sob o seu controle, que se apressa a alertá-lo, logo que detecta a presença das NF.

No entanto, julga-se que os mesmos se encontram desmoralizados perante a intensa actividade das NF na zona, com constante perseguição por estas e derrotas do IN.

Conforme declarações de população capturada, muitos elementos mostram o desejo de se apresentar às nossas autoridades.

MPLA

Continuam a não ser referenciados na área do Sub-sector indícios de actividade de elementos ou grupos MPLA, bem como vestígios da sua presença.

Mantém-se ainda o conflito interno existente no seio deste movimento.

ACTIVIDADE OPERACIONAL DAS NT

A actividade operacional das NT, foi especialmente orientada para a região Nordeste do Sub-sector, tendo em vista, detectar , perseguir, capturar e destruir grupos/UNITA, destruir os seus acampamentos e meios de vida. Capturar populações sob o seu controle.

ACÇÕES

"ENCARTE 12"
Patr.(a)
SAXIMÁRIA - SOMACUANZA
"EMBUSTE 8"
Rec. Of.
R SANGA - P 1315 - R CHIMBANDIANGA
"ELMO 9"
Rec. Of.
RR CHIPEIO, CHIMBANDIANGA e Picada táctica
"EMBA 14"
Patr.(a)
CATRAIO - CATIVA
"ELISIA 11"
Patr.(a)
MUTUMBO NOVO - SACULAULA, Nascente e margem direita


do R TECHANDJAMBA - a sul da Picada
"EMBATE 11"
Rec. Of.
RR CHIMBANDIANGA, LUÂMBUA de PP 1315 e 1330
"ELEITA 14"
Patr.(a)
COLONGO, SECANGOMBE, MUTEMBO, MUCUNHA
"ELITE 14"
Patr.(a)
Picada MUCUNHA/CANANGUIR R CHISSOLONGA - MUCUNHA
"ELIPSE 9"
Rec. Of.
RR LUÂMBUA, CUANZA e CHUCUAVAL entre PP 1315 e 1325
"EMBOLSO 3"
Rec. Of.
RR CUONONO, SANJAMBA e Picada Táctica
"EMINENTE 2"
Rec. Of.
RR SANJAMBA, CUONONO e Picada Táctica
"ELIAS 10"
Rec. Of.
Entre RR CUANZA, LUÂMBUA desde a confl. até P 1315
“EMBARAÇO 10"
Rec. Of.
Margem esq. do R CUANZA do MUTUMBO à foz do


R CACONGO

(a)*
Contacto e assistência social às populações

MORAL E BEM-ESTAR


No período foi projectado em todas as Sub-Unidades o filme "Sósia" do Destacamento de Fotografia e Cinema.

VISITAS DE COMANDO

No dia 12FEV74, deslocou-se ao MUTUMBO o Fur. Foto-Cine.

No dia 20FEV74, o Exmº Brigadeiro Cmdt. SEC/BIÉ visitou MUTUMBO.

No dia 24FEV74, deslocou-se ao MUTUMBO o Exmº Cmdt. do Batalhão.


PERÍODO de 01MAR74 a 31MAR74


SITUAÇÃO GERAL

TERRENO

Os itinerários têm piorado devido às chuvas o que causa perturbações no lançamento das Operações e Acções. Além disso as viaturas têm-se ressentido bastante, pelo que o seu estado de operacionalidade é muito precário.

POPULAÇÃO

Não se verificou alteração no estado de espírito das populações, recebendo com satisfação nos seus aldeamentos as NT, em missão de contacto e assistência social.

IN

UNITA

Nos últimos dias do mês de Março, foi referenciada a incursão de um grupo/UNITA na área do Sub-Sector, processando-se os seguintes factos:

Na noite de 27MAR, foram avistados do MUTUMBO, sete very - lights na região entre os RR CHUCUAVAL e LUÂMBUA, segundo o azimute de 120º a partir do MUTUMBO.

Em 30MAR, na Nascente do R TIENGO, foi contactado um madeireiro por um grupo IN de 9 elementos, armados de G-3 e PPSH, acompanhado de duas crianças armadas de caçadeira e FBP. Ao madeireiro foi entregue um bilhete que referia: «A UNITA não quer atacar civis. Deixa-te de cortar madeira. Esta mata é da UNITA», O grupo retirou ao longo do R TIENGO.

MPLA

Continuam a não ser referenciados na área do Sub-Sector indícios de actividade de elementos ou grupos IN/MPLA, bem como vestígios da sua presença.

ACTIVIDADE OPERACIONAL DAS NT

OPERAÇÕES

A Nível de Batalhão

OP: "EXTREMA 3"

A partir de uma Base Táctica Móvel (BTM 2), montada na Nascente do R CHISSAMBA.

Objectivo
Detectar, perseguir, capturar e destruir grupos IN/UNITA referenciados na sua

de acção. Destruir ou recuperar os seus meios de vida. Recuperar populações

sob o seu controle.
Região
Compreendia entre os RR TIENGO, ONDA, estrada de NHONGA, RR CUITO, VÁLIA

e SANJAMBA
Início
01MAR

Duração
31 Dias

Meios
COMANDO
1ª C.CAÇ.

Agr. "LÍRIO"
1 Gr. Comb. 1ª C.CAÇ.

Agr. "CRAVO"
1 Gr. Comb. 1ª C.CAÇ.

Agr. "ROSA"
1 Gr. Comb. 3ª C.CAÇ.

Agr. "TREVO"
GE 407/MUMBUÉ

ACÇÕES

"EMBA 15"
Patr. (a)
CATRAIO - CATIVA
"ELITE 15"
Patr. (a)
Pic. MUCUNHA/CANANGUIR R CHISSOLONGA - CHIMBUZOQUE


MUCUNHA
"ENCARTE 13"
Patr. (a)
SAXIMÁRIA - SOMACUANZA

(a)*
Contacto e assistência social às populações

Em 30MAR, foi referenciado em coordenadas aproximadas (172630.132300), um trilho de um grupo/IN de cerca de 12 elementos. Na imediata exploração das peugadas referenciadas, um grupo de Flechas do MUTUMBO contactou o mesmo grupo/IN em coordenadas aproximadas (1730.1326). O IN fugiu à acção das NF, que continuaram a sua perseguição.

Em 31MAR, na continuação da perseguição, as NF estabeleceram novo contacto com o mesmo grupo, junto ao R CHUCUAVAL, em coordenadas aproximadas (173200.132030).
O grupo/IN sofreu três feridos confirmados, tendo-se verificado que o mesmo levava quatro mulheres amarradas e que teria um efectivo de 25/30 elementos.

Na travessia do R CHUCUAVAL, um dos elementos do grupo/Flechas foi apanhado por um crocodilo, sendo o seu corpo recuperado na manhã do dia seguinte. Na exploração efectuada nas imediações do contacto verificou-se que o grupo/IN seguiu dividido em dois sub-grupos, tendo-se depois perdido as peugadas devido às chuvas.

MORAL E BEM-ESTAR

No período foram projectados em todas as Sub-Unidades os seguintes filmes do Destacamento de Fotografia e Cinema:
"Norman na Scotland Yard"
"A Caravana Perdida"


PERÍODO de 01ABR74 a 30ABR74


No dia 25 de Abril, em Portugal foi derrubado pelo Movimento das Forças Armadas, o regime de Marcelo Caetano, sendo o Governo da Nação entregue à Junta de Salvação Nacional, presidida pelo General António de Spínola.

Após capturados Américo Tomás, Marcelo Caetano e outros membros do antigo Governo, foram conduzidos como prisioneiros para a ilha da Madeira.

POPULAÇÃO

É de referir a atitude de elementos da população do aldeamento de MUANDOGE (171830.140030) que informaram as autoridades da presença de um grupo IN/UNITA na área do seu aldeamento, colaborando depois na perseguição movida palas NF ao mesmo grupo.

IN

UNITA

Referenciada a presença de um grupo IN/UNITA, com um efectivo aproximado de 20 elementos, na região de MUANDOGE. Foi accionada a OP."EXPRESSO 305" para perseguição, destruição ou captura do grupo referenciado.

MPLA

Continuam a não ser referenciados na área do Sub-sector indícios de actividade de elementos ou grupos MPLA, bem como vestígios da sua presença.

NOSSAS TROPAS – DISPOSITIVO

Comando e CCS
CHITEMBO
1ª C.CAÇ.
UMPULO
2 Gr. Comb.
BTM 2 (T)
2ª C.CAÇ.
MUMBUÉ
1 Gr. Comb.
BTM 2 (T)
3ª C.CAÇ.
MUTUMBO
GE 400
MUTUMBO
GE 403
UMPULO
GE 404
BTM 2 (T)
GE 405
MUTUMBO
GE 406
UMPULO
GE 407
MUMBUÉ
GE 408
CHITEMBO


PERÍODO de 01MAI74 a 31MAI74


SITUAÇÃO GERAL

TERRENO E CONDIÇÔES METERIOLÓGICAS

Com o início do cacimbo melhorou de um modo geral o estado das picadas, tornando-se mais fácil o trânsito de viaturas. O IN não necessita de construir cubatas para se proteger, antes improvisando rudimentares abrigos, onde possa passar apenas alguns dias na  região.

Dadas as baixas temperaturas que se fazem sentir durante a noite, as NF em actividade operacional têm de transportar maior quantidade de agasalhos para se protegerem, o que lhes diminui a mobilidade.

POPULAÇÃO

Continuam a dispensar bom acolhiment0 às NF quando estas as contactam nos seus aldeamentos em missão psico-social.

IN

UNITA

Fora do Sub-Sector verificou-se um incremento da actividade da UNITA, especialmente orientada contra as colunas auto das NF, tendo estas sofrido baixas consideráveis.

MPLA

Continuam a não ser referenciados na área do Sub-Sector indícios recentes da presença de elementos ou grupos MPLA.

ACTIVIDADE OPERACIONAL

A actividade operacional das NF foi especialmente orientada para a região Nordeste do Sub-Sector, tendo em vista detectar, perseguir, capturar e destruir grupos IN/UNITA. Partindo da BTM 2 montada em coordenadas aproximadas (175930.125600) foi realizada a OP. “EXPLICAR 2”.

Em 18MAI74 foi extinta a BTM 2 continuando a execução da OP. “EXPLICAR 2” a partir de UMPULO.

OPERAÇÕES

A Nível de Batalhão

OP. “EXPLICAR 2”

Objectivo
Reconhecimento. Detectar, perseguir, capturar e destruir grupos IN/UNITA partindo da

BTM 2 montada em (175930.125600).

Região
Compreendida entre os RR NHAMA, SANGA, ZANGA, LUELO, CASSACULO, picada táctica,

Margem dirtª do R VÁLIA, RR PACAÇA, CHINGONDE, CHITOBO, nasc, R GOLO, RR HINDE,

LUELO, GERIMANE e MUENHE.
Duração
31 Dias

Meios
Comando
1ª C.CAÇ.


1 Gr. Comb. 1ª C.CAÇ


1 Gr. Comb. 2ª C.CAÇ


1 Gr. Comb. 3ª C.CAÇ


GE 406 UMPULO




ACÇÕES

“ELIAS 11”
Rec. Of.
Entre RR CUANZA, LUÂMBUA desde a confl. até P 1315
“ELITE 16-17”
Patr. (a)
Pic. MUCUNHA/CANANGUIR R CHISSOLONGA/CHIMBUZOQUE


MUCUNHA
“ELEITA 15-16”
Patr.(a)
COLONGO - SECANGOMBE - MUTEMBO - MUCUNHA
“ELMO 12-13”

MUTUMBO NOVO - SACULAULA, Nascente e margem direita do


R TECHANDJAMBA - a sul da Picada
“EMBA 16-17”

CATRAIO - CATIVA
“EMBUSTE 9”

R SANGA - P 1315 - R CHIMBANDIANGA
“ELISEU 3”

RR LUÂMBUA, CUANZA e CHUCUAVAL entre PP 1315 e 1325
“EMBUSTE 10”

RR SANJAMBA, CUONONO e Picada Táctica
“ELGA 7”

R CUANZA – R CHUCUAVAL – P 1330-  margem dirtª R LUACHISSE
“ENCARTE 14”

SAXIMÁRIA - SOMACUANZA
EMBARAÇO 12”

Margem esq. do R CUANZA do MUTUMBO à foz do R CACONGO
“ELIPSE 10”

R LUÂMBUA – R CUANZA – R CHUCUAVAL entre PP 1315 e 1325
“ELBA 11”

R CHIMBANDIANGA - R LUÂMBUA de PP 1305 e 1315

(a)*
Contacto e assistência social às populações

MORAL E BEM-ESTAR

No período foi projectado em todas as Sub-Unidades o seguinte filme do Destacamento de Fotografia e Cinema: “Ajuste de Contas”

VISITAS DE COMANDO

No dia 17MAI74 deslocou-se ao MUTUMBO o Exmº. Cmdt. do Batalhão regressando no dia seguinte.

No dia 21MAI74 deslocou-se ao MUTUMBO o Capelão do Batalhão regressando a CHITEMBO no dia 26.

No dia 27MAI74 deslocou-se ao MUTUMBO o Fur. Foto-Cine.


PERÍODO de 01JUN74 a 30JUN74


SITUAÇÃO GERAL

IN

UNITA

Perante a nova situação em Portugal, a UNITA terá acordado com representantes do novo Governo a cessação das hostilidades entre as NF e as FALA.

NOSSAS TROPAS – DISPOSITIVO

Comando e CCS
CHITEMBO
1ª C.CAÇ.
UMPULO
2ª C.CAÇ.
MUMBUÉ
3ª C.CAÇ.
MUTUMBO
GE 400
MUTUMBO
GE 403
UMPULO
GE 404
MUMBUÉ
GE 405
MUTUMBO
GE 406
UMPULO
GE 407
MUMBUÉ
GE 408
CHITEMBO

ACÇÕES

“EMBARAÇO 14”
Rec. Of.
Margem esq. do R CUANZA do MUTUMBO à foz do R CACONGO
“ELEITA 18-19
Patr. (a)
COLONGO - SECANGOMBE - MUTEMBO - MUCUNHA
“ELITE 19-20”
Patr. (a)
Pic. MUCUNHA/CANANGUIR R CHISSOLONGA/CHIMBUZOQUE


MUCUNHA
“ELGA 10”
Rec. Of.
R CUANZA – R CHUCUAVAL – P 1330 - margem dirtª R LUACHISSE
“ELISEU 4”
Rec. Of.
RR LUÂMBUA e CHUCUAVAL a Sul da Picada até P 1320
“ELIPSE 13”
Rec. Of.
RR LUÂMBUA, CUANZA e CHUCUAVAL entre PP 1305 e 1325
“ELBA 13”
Rec. Of.
R CHIMBANDIANGA - R LUÂMBUA de PP 1305 e 1315
“EMBATE 14”
Rec. Of.
R CHIMBANDIANGA - R LUÂMBUA de PP 1315 e 1330
“ENCARTE 16”
Patr. (a)
SAXIMÁRIA - SOMACUANZA
“ELIAS 13”
Rec. Of.
Entre RR CUANZA, LUÂMBUA desde a confl. até P 1315
“EMBA 19”
Patr. (a)
CATRAIO - CATIVA
“ELISIA 15”
Patr. (a)
MUTUMBO NOVO - SACULAULA, Nascente e margem direita do


R TECHANDJAMBA - a sul da Picada
“ENLACE 7”
Rec. Of.
Margem esq. do R CUANZA – desde confl. R CUTUPO até confl.


R RITACO

(a)*
Contacto e assistência social às populações


PERÍODO de 01JUL74 a 31JUL74


SITUAÇÃO GERAL

IN

UNITA

Devido ao acordo firmado entre o novo Governo Português e dirigentes deste Movimento emancipalista, registaram-se neste período vários contactos a nível local entre as FALA, as NF, as populações da área do Sub-Sector, com vista ao esclarecimento da situação política criada após o 25 de Abril.

Em 24JUL74, um Gr. UNITA chefiado pelo Capitão SEVERINO, acompanhado por elementos das NT, iniciou contactos com as populações da Z.A. da 3ª C.Caç. tendo terminado no dia 28JUL74.

MPLA

Continuam a não ser referenciados na área do Sub-Sector indícios recentes da presença de elementos ou grupos MPLA.

NOSSAS TROPAS – DISPOSITIVO

Comando e CCS
CHITEMBO
1ª C.CAÇ.
UMPULO (a)
2ª C.CAÇ.
MUMBUÉ
3ª C.CAÇ.
MUTUMBO (b)
GE 400
MUTUMBO
GE 403
UMPULO
GE 404
MUMBUÉ
GE 405
MUTUMBO
GE 406
UMPULO
GE 407
MUMBUÉ
GE 408
CHITEMBO


(a) - Em 18JUL74, o Comando e dois Grupos de Combate desta Companhia seguiram
        para LUANDA passando a reforçar temporariamente o Sector de LUANDA.


(b) - Em 18JUL74, seguiram para LUANDA dois Grupos de Combate desta Companhia
        afim de reforçarem temporariamente o Sector de LUANDA

ACTIVIDADE OPERACIONAL DAS NT

Por instruções superiores, foi suspensa a actividade operacional de carácter ofensivo, tendo a actividade operacional das NF sido orientada especialmente para:

Patrulhamentos de segurança próxima e imediata dos aquartelamentos.
Segurança de itinerários e reabastecimento das NT.
Patrulhamentos no sentido de garantir a defesa das populações e seus bens.

ACÇÕES

"ELEITA 20-21"
Patr.(a)
COLONGO - SECANGOMBE - MUTEMBO - MUCUNHA
"ELITE 21-22"
Patr.(a)
Pic. MUCUNHA/CANANGUIR R CHISSOLONGA/CHIMBUZOQUE


MUCUNHA
"EMBA 20-21"
Patr.(a)
CATRAIO - CATIVA
"ELISIA 16"
Patr.(a)
MUTUMBO NOVO - SACULAULA, Nascente e margem direita do


R TECHANDJAMBA - a sul da Picada
"ENCARTE 17"
Patr.(a)
SAXIMÁRIA - SOMACUANZA
"ENLACE 8"
Rec. Of
Margem esq. do R CUANZA desde confl. do R CUTUPO até


confl.do R ITACO

(a)*
Contacto e assistência social às populações

VISITAS DE COMANDO
No dia 02JUL74, o Exmº Cmdt. da ZML e o o Exmº Cmdt. SEC/BIÉ acompanhados pelo o Exmº Cmdt. do Batalhão, visitaram o MUTUMBO.

No dia 07JUL74, deslocou-se ao MUTUMBO.

No dia 26JUL74, deslocou-se ao MUTUMBO.


PERÍODO de 01AGO74 a 31AGO74


No período presente, verificou-se a rotação do B.CAÇ. 5010 para o Sub-Sector de MAQUELA do ZOMBO, substituindo o B.CAÇ. 3880 que terminou a comissão, sendo rendido no CHITEMBO pelo B.ART. 6322.

O movimento para o Sub-sector de MAQUELA do ZOMBO, foi efectuado por escalões, iniciando-se em 11AGO74 a saída do 1º escalão da CCS, terminando em 26AGO74, data da chegada da 3ª C.CAÇ. à FAZENDA COSTA.

SITUAÇÃO GERAL

TERRENO

LOCALIZAÇÃO E LIMITES DO SUB-SECTOR

O Sub-Sector de "MZ" situa-se na parte Norte do Distrito da UIGE, na vertente Norte do Planalto da DAMBA, começo da bacia do R ZAIRE, abrangendo quase toda a área do concelho de ZOMBO.
Tem uma forma irregular, mais parecida com um trapézio de base voltada para Norte, com cerca de 190 Km de comprimento e 100 Km de largura.

LIMITES

A Norte
Fronteira com o ZAIRE, entre os RR LUANGO e CUILO.
A Leste
R CUILO até à foz do R TENDO.
A Sul
RR TENDO, FULA e HUEMBA até à sua confluência com o R ZADI; R ZADI até

à foz R LULOVO; R LUVOLO até à foz do seu afluente, R MACONGA;

Monte MACONGA; linha que une o Monte MACONGA com o R VUNGO;

R VUNGO até à sua confluência com o R LUFUNDE.
A Oeste
R LUFUNDE, altura do Monte QUIFUTE, R LUANGO

SUPERFÍCIE

Tem uma área aproximada de 7.500 Km2

RELEVO

Apesar da área onde se encontra o Sub-Sector "MZ" pertencer ao Planalto da DAMBA, verifica-se que o terreno é muito recortado por profundas ravinas encaixadas entre elevados morros. Os principais encontram-se nas seguintes regiões:

Junto às faldas da serra da CANDA por onde corre os RR LUANGO e LUFUNDE onde
podemos encontrar como morros mais altos:
NZOLO
928 metros
VANGUILA
971 metros
Montes a Sul do MAVOIO 1050 metros


A Leste do meridiano do BÉU COMERCIAL, estendendo-se por toda a ZA na direcção
Norte/Sul onde se encontram como montes mais altos:
QUIMUNI
979 Metros
CULULO
862 Metros
QUIZENGA
897 Metros
CANGA
989 Metros


À volta de SACANDICA salientam-se os montes:
MANGANDO
968 Metros
LUCALA
932 Metros
GAMBA
863 Metros



HIDROGRAFIA 

Os rios da ZA pertencem à zona Litoral da grande bacia do R ZAIRE, pelo que a orientação geral
dos rios maiores é Sul/Norte. Existe depois uma grande rede de linhas de água, afluentes dos rios
principais, que tem uma orientação geral Este/Oeste.
Podemos considerar como rios principais, pelo seu volume de água e pela importância táctica, os seguintes:

R LUANGO
Limite da ZA a Oeste.
R LUFUNDE
Com o seu afluente, R SANGUENGUE, limitam a ZA a Oeste.
R LUEGE
De margens pouco acidentadas, onde a população do ZAIRE vem fazer

as suas lavras, com conhecimento e consentimento das nossas autoridades.
R LUIDI
Fornece a água que é consumida em MAQUELA do ZOMBO.
R ZADI
Além de constituir parte do limite Sul da ZA, nele vão desaguar os afluentes

RR VOGUE, LUÓ, LUCECHE, CAMANI e HUEMBA.
R TAU

R CUILO


Nenhum dos rios é navegável.
A transposição dos rios, em especial os principais e na época das chuvas, só é possível em canoas ou jangadas. Na generalidade as margens dos rios são muito íngremes, o que dificulta a progressão.

VEGETAÇÃO

A maior parte do terreno encontra-se coberto de forte capim, que chega atingir dois e mais metros de altura. Na generalidade a vegetação encontra-se nas ravinas e nas pequenas matas.

NATUREZA DO SOLO

O terreno é de um modo geral de natureza argilosa, que com as chuvas fica lamacento e escorregadio, o que torna as picadas e as estradas perigosas à circulação de viaturas. Na época seca, o piso das picadas e estradas transforma-se em espessas camadas de pó, o que origina autênticas nuvens de pó, sempre que circula uma viatura.

CLIMA

A ZA do Sub-Sector "MZ" está situada na Zona Tórrida - Zona Equatorial de baixas pressões. De uma maneira geral o clima pode considerar-se bom, com temperaturas moderadas e pouco húmido.

COMUNICAÇÕES

A rede de itinerários existentes no Sub-Sector, além de se mostrar insuficiente para o completo cumprimento da nossa missão, encontra-se em péssimo estado, não só pela natureza da sua construção como a falta de pontões, em especial junto à fronteira com o ZAIRE e acessos à serra da CANDA.

As principais vias de comunicação são:

DAMDA/MAQUELA/QUIMBATA
CUIMBA/MAQUELA/BÉU COMERCIAL/SACANDICA/CUILO FUTA

Existem no Sub-sector "MZ" as pistas de aterragem em:

MAQUELA
BÉU COMERCIAL
SACANDICA
CUILO FUTA

POPULAÇÃO

A população do Sub-Sector de MAQUELA, constituída por brancos, negros e mestiços é de 33.318 habitantes.

ETNIAS

Os povos da região pertencem, na sua quase totalidade ao sub-grupo étnico denominado KICONGO.
Pertencentes a este sub-grupo temos as seguintes tribos instaladas no concelho:
BAZOMBOS, BACONGOS, BACANGU, BASSOSSOS, BAIACAS e UEMBOS. Existe ainda uma minoria de BAILUNDOS que pertencem ao Sub-grupo UMBUNDO.

DIALECTOS

O idioma falado em toda a zona pelos nativos é o KICONGO, língua falada no CONGO. Existem diferenças de pronuncia e o emprego de palavras sinónimas, leva a que, por exemplo, os povos de MAQUELA tenham alguma dificuldade em compreender os de SACANDICA.

A percentagem dos que começam a falar Português vai crescendo, devido à existência em quase todos os povos, de escolas rurais, confiadas a professores e monitores que já possuem o mínimo de preparação.

Pode-se acrescentar que para uma maior e mais rápida expansão da língua Portuguesa, muito tem contribuído o contacto assíduo das NT com as populações locais.

RECURSOS NATURAIS

A agricultura, a pecuária e o comércio são as principais actividades económicas na área do Sub-sector.
Existe uma mina de cobre de alto teor na região de MAVOIO, que em 1972 suspendeu a sua laboração.

IN/FNLA
Em princípios de 1972, um diferendo entre a GRAE e o ELNA, de graves consequências para o Movimento, em que HOLDEN ROBERTO mandou prender e assassinar a maioria dos chefes revoltosos, verificou-se uma grande remodelação de comandos.

De SET73 a 25ABR74, o discurso de MOBUTU na Assembleia Geral das Nações Unidas, seguida de medidas de expulsão de estrangeiros residentes no ZAIRE, nomeadamente de Portugueses, o apoio declarado e manifesto do governo de MOBUTU à FNLA, surgiram ameaças por parte do IN, do indício de uma "Grande Ofensiva" a partir de JAN74, fez com que fosse encarada para o Sub-sector "MZ" a hipótese de infiltrações, ataques a objectivos das NT e mesmo uma entrada em força do IN apoiada por meios convencionais e com auxilio da Força Aérea do ZAIRE.

A mudança de regime político verificada no País em 25ABR74, foi bem aceite inicialmente pela FNLA, embora a hipótese de autodeterminação e federação fosse colocada de parte, assim como a proposta para uma imediata deposição das armas para um eventual cessar-fogo.

O GRAE, depois de um período de análise e observação dos acontecimentos, endurece a sua posição, que era de expectativa, não aceitando qualquer solução que leve a uma independência multirracial mesmo que esta seja aceite por outros Movimentos emancipalistas. Preconiza a independência total e para a atingir, a intensificação da guerra.

A actividade militar recrudesceu com a entrada de grandes grupos, preparados em KINKUZU e indícios de iminentes ataques à fronteira. A projectada "Grande Ofensiva" continua a não ser colocada de parte, muito embora no momento político que se vive, a sua efectivação não seja provável.

SITUAÇÃO ACTUAL

NO SUB-SECTOR DE MAQUELA

Não se encontram presentemente referenciados quaisquer efectivos ou acampamentos IN. Embora sem utilização recente, o IN poderá através do Sub-Sector infiltrar efectivos e materiais para o interior, seguindo com maior probabilidade pelos vales dos RR LEFUNDE, LOANGO, TAU e BENGA.

Nos Sub-Sectores vizinhos - áreas confinantes

A Leste e a Oeste, não se encontram referenciadas organizações IN.
A Sul, as organizações IN mais próximas localizam-se na Serra de MACABA.
A Norte, na região fronteiriça do ZAIRE, não estão referenciadas organizações IN. As bases mais próximas localizam-se em LUVACA, DIVANGAMENE e KWISI, estando a base principal em KINKUSU.

Possibilidades

Admitem-se como principais possibilidades do IN na região do Sub-sector, as seguintes:
Prática de actos de sabotagem especialmente na localidade de MAQUELA.
Ataque às NT, sobretudo nos deslocamentos auto.
Implantação de engenhos explosivos nas picadas.
Flagelação dos aquartelamentos das NT, especialmente os Destacamentos junto à fronteira, podendo os referidos ataques ou flagelações serem efectuados de território do ZAIRE.

NOSSAS TROPAS – DISPOSITIVO

Comando e CCS/B.CAÇ. 5010
MAQUELA do ZOMBO


O 1º escalão entrou no Sub-Sector de MAQUELA em 13AGO74, assumindo a responsabilidade
da missão em 18AGO74, substituindo o Comando e CCS/ B.CAÇ 3880.
O 2º escalão chegou no dia 21AGO74.

1ª C.CAÇ./B.CAÇ. 5010
BÉU

1 Gr. Comb.
SACANDICA

1 Gr. Comb.
CUILO FUTA




O 1º escalão entrou no Sub-Sector de MAQUELA em 20AGO74, assumindo a responsabilidade
da missão em 25AGO74, substituindo a C.CAÇ. 3537/B.CAÇ 3880
O 2º escalão chegou no dia 26AGO74.

2ª C.CAÇ./B.CAÇ. 5010
PONTE ZADI

1 Gr. Comb.
MALELE

1 Gr. Comb.
BANZA SOSSO


O 1º escalão entrou no Sub-Sector de MAQUELA em 16AGO74, assumindo a responsabilidade
da missão em 21AGO74, substituindo a C.CAÇ. 3535/B.CAÇ 3880
O 2º escalão chegou no dia 24AGO74.

3ª C.CAÇ./B.CAÇ. 5010
FAZENDA COSTA

1 Gr. Comb.
MAVOIO

1 Gr. Comb.
QUIMBATA


O 1º escalão entrou no Sub-Sector de MAQUELA em 20AGO74, assumindo a responsabilidade
da missão em 24AGO74, substituindo a C.CAÇ. 3536/B.CAÇ 3880
O 2º escalão chegou no dia 26AGO74.

MISSÃO

Apoia os órgãos políticos do Estado no desenvolvimento do processo de Autodeterminação e da Independência de Angola.

Age prontamente na defesa da soberania e segurança nacional, em caso de violação do território, por forças organizadas, qualquer que seja a sua bandeira, sem perseguição no exterior, salvo com expressa determinação superior, por forma a garantir condições de plena soberania ao futuro Estado de Angola

Garante com a colaboração das forças e organizações militarizadas, a preservação e o restabelecimento da Lei e Ordem, tendo em vista:

A segurança de pessoas e bens.

A segurança das actividades sociais, económicas e dos serviços essenciais à vida da comunidade.

A liberdade de trânsito nas vias de comunicação consideradas indispensáveis à vida das populações e ao reabastecimento das NF, nomeadamente nos seguintes itinerários.


FAZENDA COSTA
DAMBA/MAQUELA do ZOMBO


QUIMBATA


Ponte ZADI
DAMBA/MAQUELA do ZOMBO


BÉU

BÉU/SACANDICA/CUILO FUTA

Actua ao longo das linhas de infiltração que venham a ser utilizadas pelo IN, por forma a detectar e interceptar os grupos, de e para TN, com prioridade para as seguintes áreas:

Região fronteiriça de MAQUELA do ZOMBO
Região do R LUFUNDE
Vales dos RR LOANGO, TAU, e BENGA
Acesso às matas do CUILO FUTA

Executa uma intensa actividade operacional, por forma a contactar frequentemente com os povos, povoações e fazendas da sua ZA.
Usa da maior determinação na repressão de grupos IN que actuem contra as NF e povoações.

Garante a defesa e segurança de MAQUELA do ZOMBO e da sua área de influência, por forma a manter a ordem estabelecida.

Apoia as autoridades civis nas tarefas de restauração, no exercício da Administração Interna e na promoção sócio cultural das populações, assistência social e no estabelecimento e normalização das populações deslocadas.

Conduz amplas campanhas de informação pública, visando o esclarecimento dos objectivos enunciados no Movimento das Forças Armadas.

Desenvolve uma adequada acção psicológica sobre as populações, por forma a combater o boato e evitar a adopção de atitudes prejudiciais à ordem por parte dos grupos da população.

Estabelece e mantém, a nível local, relações de boa vizinhança com as autoridades da República do ZAIRE.

ACTIVIDADE OPERACIONAL DAS NT

OPERAÇÕES

A nível de Companhia

OP. "SAGRES 30"

Objectivo
Patrulhamento, batidas, emboscadas e reconhecimento
Região
Picada do SAVÁ - S. CECÍLIA
Início
28AGO
Duração
2 Dias
Meios
2 Gr. Comb.
Resultados
Nada assinalar

ACÇÕES

"SACOLA 65"
Patr. cont./pop.
QUIMBATA - BANZA IANGUE

MORAL E BEM-ESTAR

No período foram projectados os seguintes filmes, do Destacamento de Fotografia e Cinema:
"Um Homem de Confiança"
"Abbot e Costelo Pugilistas"
"SOS no Pacífico"
"Onde as Balas Assobiam"
"Apache Branco"

Aos sábados e domingos, há também sessões de cinema, nas salas de cinema Fernando Rino e Missão Católica, sendo concedidas facilidades às NT, incluindo as dos Destacamentos e Sub-Unidades mais próximas.


PERÍODO de 01SET4 a 30SET74


SITUAÇÃO GERAL

POPULAÇÃO

É de salientar o elevado número de apresentações de elementos da população, que se mantinham refugiadas no ZAIRE. Estes elementos regressam confiantes no seu futuro e na melhoria da sua situação.

IN/FNLA

No período em análise, a FNLA, através do seu líder HOLDEM ROBERTO, manteve a posição anteriormente assumida, de não só continuar a luta armada, mas também incrementá-la até ser concedida a Independência Total de Angola.

Simultaneamente apela para o MPLA, afim de terminarem os conflitos internos deste Movimento, para posterior constituição de uma Frente Comum, com vista às negociações com o Governo Português.

Continua a insurgir-se contra os contactos NT/Guerrilheiros FNLA, considerando-os como alta traição ao povo de ANGOLA, mandando proceder a averiguações para apuramento de responsabilidades e condenação dos chefes responsáveis pela realização dos mesmos contactos.

ACTIVIDADE OPERACIONAL DAS NT

OPERAÇÕES

A Nível de Companhia

OP. "SAGRES 31"

Objectivo
Patrulhamento, batidas, emboscadas e reconhecimento
Região
Trilho do BANZA - IANGUE
Início
11SET
Duração
2 Dias
Meios
2 Gr. Comb. 3ª C.CAÇ.
Resultados
Nada assinalar

ACÇÕES

"SANFONA 118"
Patr. Bat. Emb.
MALELE - QUIMBATA
"SANFONA 119"
Patr. cont./pop.
ROÇA S. JOSÉ - FAZENDA VEIGA - FAZENDA RINO
"SANFONA 120"
Patr. Bat. Emb.
Picada da MADEIRA
"SANFONA 121"
Patr. Bat. Emb.
R LUANGO
“SANFONA 122"
Patr. cont./pop.
BANZA CINDO - TAIA
"SAFIRA 63"
Patr. Bat. Emb.
FAZENDA CUSTÓDIO - FAZENDA ROCHA e MELO
"SAFIRA 64"
Patr. Bat. Emb.
QUIBURUNGO ANTIGO
"SAFIRA 65"
Patr. cont./pop.
Picada MAQUELA/DAMBA até limite da ZA
"SACOLA 66-68
Patr. cont./pop
FAZENDA MIGUEL da COVA - FAZENDA SIMÕES
"SACOLA 67"
Patr. cont./pop.
FAZENDA MONTE ALEGRE
"SACOLA 69"
Patr. Bat. Emb.
QUIMBATA - BANZA LANGUE

MORAL E BEM-ESTAR

No período foram projectados os seguintes filmes, do Destacamento de Fotografia e Cinema:
"Justiça do Robin dos Bosques"
"Os 4 Cavaleiros do Apocalipse"
"A Taberna do Irlandês"
"Modelos de Paris"
"Aventuras de Marco Polo"
"Bem-vindo Mr. MARSHAL"

Continuam a realizar-se sessões de cinema, nas salas de cinema Fernando Rino e Missão Católica, sendo concedida facilidades às NT, incluindo as dos Destacamentos e Sub-Unidades mais próximas.


PERÍODO de 01OUT4 a 31OUT74


SITUAÇÃO GERAL

IN/FNLA

Em face dos contactos realizados por representantes do Governo Português com vista à descolonização de ANGOLA e nomeadamente o encontro do General SPÍNOLA/MOBUTU, HOLDEN ROBERTO estaria decidido a ir para uma situação de cessar-fogo.
Em 12OUT74, como resultado das conversações havidas entre uma delegação da FNLA e uma delegação de Portugal, HOLDEN ROBERTO determinou a suspensão das hostilidades por parte da FNLA a partir das 00:00 horas de 15OUT74.

MISSÃO

Considerando o presente acordo de suspensão da FNLA, actividade das NT foi de modo especial orientada para:
Frequentes contactos com as populações sob o nosso controle, garantindo a segurança das pessoas e bens, prestando-lhe a possível assistência social e esclarecendo-as dos objectivos enumerados pelo programa do Movimento das Forças Armadas.
Intenso patrulhamento dos itinerários de forma a garantir a sua segurança.
Frequentes patrulhamentos para a segurança dos aquartelamentos e localidades onde os mesmos se encontram.

NOSSAS TROPAS – DISPOSITIVO

Comando e CCS/B.CAÇ. 5010
MAQUELA do ZOMBO


1ª C.CAÇ./B.CAÇ. 5010
BÉU
1 Gr. Comb.
CUILO FUTA
1 Gr. Comb.
PONTE ZADI
Desde 31OUT74 com extinção do Destacamento de SACANDICA

2ª C.CAÇ./B.CAÇ. 5010
MAQUELA do ZOMBO
1 Gr. Comb.
BANZA SOSSO
1 Gr. Comb.
QUIMBATA
Desde 30OUT74 com extinção do Destacamento de MALELE

3ª C.CAÇ./B.CAÇ. 5010
DAMBA
Desde 02NOV74 com extinção dos aquartelamentos da FAZENDA COSTA e MAVOIO

ACTIVIDADE OPERACIONAL DAS NT

ACÇÕES

"SAGRES 32"
Patr. rec. c/infil.
Entre o R LUANGO e o trilho da FAZ. COSTA/VUMA


a Norte da picada FAZ. COSTA/LUVACA a P 0554
"SANFONA 123-125"
Patr. cont./pop.
GONGOLA - DOMATADILA - QUINZAME
"SAGRES 33"
Patr. rec. c/infil.
Entre a picada de QUIMBATA e o trilho de VUMA a


Sul do P 0553
"SANFONA 124-126"
Patr. cont./pop.
LEMBA - MASSEQUE - BANZA CINDO
"SAGRES 34"
Patr. rec. c/infil.
Entre as picadas QUIMBATA/FAZ. COSTA e FAZ.


COSTA/MAQUELA a Norte do P 0602
"SAGRES 35"
Patr. rec. c/infil.
Entre o R LUANGO, a picada FAZ. COSTA/LUVACA


e FAZ. COSTA/MAQUELA a Norte do P 0602
"SABER 1-3"
Patr. rec. c/infil.
Margem direita do R MUEZI até ao R LULELVA
"SACOLA 70-71"
Patr. cont./pop.
QUINTINO - QUIMBATA - BANZA GUME
"SABER 2-4"
Patr. rec. c/infil.
Trilho QUIMBATA/MALELE até ao R QUINQUELA
"SAFAR 1"
Patr. rec. c/infil.
Trilho MAVOIO/QUIELELE
"SAFIRA 67-69"
Patr. cont./pop.
MAQUELA - ILHA - MAVOIO
"SAFAR 3"
Patr. rec. c/infil.
Picada QUIBOCOLO/R LUFUNDE
"SAFAR 4"
Patr. rec. c/infil.
Picada QUIBOCOLO/QUIBURUNGO VELHO

MORAL E BEM-ESTAR

Nos aquartelamentos da CCS e 1º C.CAÇ. (BÉU), foram projectados os seguintes filmes, do Destacamento de Fotografia e Cinema, sendo concedidas aos militares das restantes Sub-Unidades facilidades para assistir a estas sessões:
"Casa Comigo Querida"
"Um Homem sem Medo"
"Escândalo na Cidade"
"Os Profissionais"
"Amor e Cerveja"
"Gigantes em Fúria"
"Música Mistério"
"O Rei do Laço"

DIVERSOS

Por motivos de fim de comissão, está prevista a rendição do B.CAÇ. 5010/72 pelo 5010/74 a verificar no mês de Novembro de 1974 estando já marcadas as seguintes datas de regresso à Metrópole: 

CCS/B.CAÇ. 5010/72
24NOV74
1ª C.CAÇ/B.CAÇ. 5010/72
03DEZ74
2ª C.CAÇ/B.CAÇ. 5010/72
04DEZ74
3ª C.CAÇ/B.CAÇ. 5010/72
07DEZ74


BAIXAS SOFRIDAS, PUNIÇÕES, LOUVORES E REFERÊNCIAS ELOGIOSAS


BAIXAS SOFRIDAS

Desaparecido - Soldado João Ascensão Santos

FERIDOS e DOENTES

Evacuados para a Metrópole

1º Cabo
Alfredo de Sousa Silva
1º Cabo
Celestino Gomes Braga
Soldado
António Manuel Cruz
Soldado
Mateus Neves Moreira

Evacuados para o H.M.Luanda

Alf. Milº.
Alípio Manuel Carvalho
1º Cabo
Alfredo Sousa Silva
1º Cabo
Celestino Gomes Braga
1º Cabo
Fausto Teixeira Macedo
1º Cabo
Joaquim Martinho
1º Cabo
Manuel R. da Silva
Soldado
Adriano Sousa Castro
Soldado
António da Silva Cruz
Soldado
Ernesto Diniz Teixeira                                                  
Soldado
José Gomes Almeida

Evacuados para a Enfermaria Z.M.C.

1º Cabo
Celestino Gomes Braga
1º Cabo
Heleno Viegas Rosa
1º Cabo
Joaquim Gouveia
1º Cabo
Joaquim Martinho
1º Cabo
Orlando Rodrigues Lopes
1º Cabo
Rui Rosa Alexandre
Soldado
Acácio Jorge Mouta
Soldado
António Paiva Duarte
Soldado
Avelino Alves Carlos
Soldado
Fernando Serra Valadares
Soldado
João Ascensão Santos
Soldado
José Luís Teixeira
Soldado
Manuel Pereira Neiva
Soldado
Mário Afonso
Soldado
Mateus Neves Moreira
Soldado
Paulino Rodrigues

Evacuados para a Enfermaria Sector do Bié

1º Cabo
Alfredo Sousa Silva
Soldado
Acácio Jorge Mouta
Soldado
Adriano de Castro
Soldado
António Paiva Duarte
Soldado
António Paiva Lima
Soldado
António da Silva Cruz
Soldado
Eduardo Olímpio Claro
Soldado
Joaquim Coelho Mendes
Soldado
José Abreu Macedo
Soldado
José de Almeida
Soldado
José Filipe Martins
Soldado
José Gomes Almeida
Soldado
José Silva Machado
Soldado
Manuel Carvalho Oliveira

Evacuados para a Enfermaria A.B.3 (Negage)

1º Cabo
António Costa Miguel
Soldado
Avelino Alves Carlos
Soldado
Carlos Manuel Medeiros
Soldado
Guilherme Manuel Magalhães
Soldado
José Manuel Soeiro

PUNIÇÕES

Foram muito poucos os punidos que sofreram a prisão e os castigos psicológicos dessa punição

LOUVORES

DATA
POSTO
NOME
ENTIDADE
02JAN74
Fur. Milº.
António Manuel C. Oliveira
Exmº. Cmdt. do Batalhão
Idem
1º Cabo
Hélder Sá Viana G. Alves
Idem
Idem
Idem
António D. Fernandes
Idem
10MAI74
Cap. Milº.
Júlio Sequeira Cosme
Exmº. Brigadeiro Cmdt/Sec/Bié
30JUN74
1º Sarg. Infª
Adélio Teixeira Pacheco
Idem
21OUT74
Alf. Milº.
José Henrique S. Aldrabinha
Exmº. Cmdt. do Batalhão
Idem
Idem
José Manuel Araújo Barbosa
Idem
Idem
Fur. Milº.
Mário José da Silva Mantas
Idem
Idem
Idem
Fernando José de Freitas
Idem
Idem
1º Cabo
Fausto Teixeira S. Macedo
Idem
Idem
Idem
António José R. da Fonseca
Idem
Idem
Soldado
José Manuel Araújo Rocha
Idem
Idem
Idem
Manuel Santos Sobralinho
Idem
Idem
Idem
José Guilherme F. Moleiro
Idem
Idem
Idem
Paulino Teixeira Rodrigues
Idem



TRANSCRIÇÃO DE LOUVORES CONFERIDOS PELO EXMº CMDT. DO SECTOR
OU ENTIDADES SUPERIORES


Que, LOUVO o Sr. Capitão Milº Cavª Nº 05194263 - JÚLIO SEQUEIRA COSME da 3ªC.CAÇ./B.CAÇ. 5010/72, porque, no desempenho das funções de Comandante de Companhia, durante o tempo da sua comissão na R.M.A., se tem revelado um oficial ponderado, competente, sensato e com excelentes qualidades de trabalho, manifestando sempre profundo interesse e dedicação em todos os assuntos relativos ao Comando, quer na parte administrativa quer na parte operacional da sua Sub-Unidade.

Discernindo com acerto quando a sua presença seria útil e necessária junto dos seus grupos de combate ou operações, tem conseguido imprimir à sua Companhia um rendimento muito positivo, aproveitando da melhor forma os meios ao seu dispor. De realçar a sua acção junto das Forças Auxiliares (G.E.) sob o aspecto disciplinar e espírito de missão.

Oficial brioso, de forte personalidade, leal, disciplinado e disciplinador com boa noção do espírito de missão, pelas qualidades de carácter que tem demonstrado no desempenho das suas funções, tornando-se merecedor que os seus serviços sejam enaltecidos e destacados pelo seu louvor.

---------------------------------------------------------------------
Que, LOUVO o 1º Sargento Infª nº 51781811 - ADÉLIO TEIXEIRA PACHECO, da 3ª C.CAÇ./B.CAÇ. 5010/72 em operações na R.M.A. porque, ao longo desta sua comissão de serviço se tem revelado um profissional, competente, dedicado e interessado pelo exercício das suas funções, nas quais tem sempre demonstrado honestidade no trabalho e plena noção das suas responsabilidades.

Militar disciplinado e disciplinador, leal, muito zeloso, cumpridor e interessado pelos seus subordinados, considera-se um bom colaborador na administração da sua Companhia.

Pelas qualidades reveladas e à forma como tem desempenhado as suas funções nesta comissão de serviço, consideram-se os serviços prestados pelo 1º Sargento PACHECO dignos do maior mérito.